domingo, 17 de julho de 2011

Mensagem do Angelus do Papa Bento XVI, para este Domingo


“Queridos irmãos e irmãs!
  As parábolas são histórias curtas que Jesus usou para proclamar os mistérios do reino dos céus. O uso de imagens e situações da vida cotidiana, o Senhor "quer nos mostrar o verdadeiro fundamento de todas as coisas. Ele nos mostra ... o Deus que age, que entra na nossa vida e deseja segurar nossa mão "( Jesus de Nazaré. I , Milão, 2007, 229). Com este tipo de conversa, o Divino Mestre nos convida a reconhecer primeiro a primazia de Deus Pai; onde Ele não está lá, nada pode ser bom. É uma prioridade para toda decisão. O Reino dos Céus significa, precisamente, a soberania de Deus, e isso significa que a sua vontade deve ser tomada como o princípio orientador da nossa existência.
  O tema do Evangelho deste domingo é apenas o reino dos céus. "Céu" não deve ser entendido apenas no sentido de altura acima de nós, uma vez que este espaço infinito tem a forma do homem interior. Jesus compara o Reino dos Céus a um campo de trigo, para nos fazer entender que é semeada em nós algo pequeno e escondido, que, entretanto, tem uma força de vida irrepreensível. Apesar de todos os obstáculos, a semente vai crescer e amadurecer os frutos. Este fruto será bom apenas se o terreno da vida tiver sido cultivado de acordo com a vontade divina.Portanto, na parábola do joio e do trigo ( Mt 13,24-30), Jesus nos adverte que, após o plantio feito pelo mestre, "enquanto as pessoas dormiam", veio "o inimigo", que semeou “ervas daninhas”. Isto significa que devemos estar preparados para proteger a graça recebida desde o dia do batismo, continuando a alimentar a fé no Senhor, o que impede que o mal crie raízes. Santo Agostinho, comentando esta história, observa que "muitas são as ervas daninhas para depois tornarem-se bom trigo", e acrescenta: "se elas, quando ainda eram ruins, não eram toleradas com paciência, não chegarão à mudança louvável" ( quaest septend in.. . ev sec Matth.. , 12, 4: PL 35, 1371).”
  E disse ainda o Papa: "Se, então, somos filhos de um Pai tão grande e bom, tentamos ser como ele! Este foi o propósito que Jesus tinha a intenção de sua pregação foi dito aos que o ouviam: "Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48). Volta com confiança a Maria, a quem chamávamos ontem com o título da Bem-Aventurada Virgem do Monte Carmelo, que nos ajude a seguir fielmente Jesus, e assim a viver como verdadeiros filhos de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.