quinta-feira, 23 de junho de 2011

Solenidade de Corpus Christi


  Muito significativa foi a procissão que fizemos antes de chegar aqui; a procissão simboliza a caminhada do povo para a nova Terra Prometida, o Céu. Hoje, fizemos nossa caminhada tendo Jesus como companheiro e chegamos à nossa Matriz também para adorar a Jesus; é assim que nossa vida vai dá certo: tendo Jesus sempre à frente, ora ao lado, ora atrás e terminando tudo em Deus. Nosso Deus se importa conosco. Por amor se entrega. O mistério da Última Ceia se une ao da Cruz: a promessa de amar e de entregar a própria vida feita na Ceia foi ratificada na Cruz; ele não voltou atrás na sua promessa, não mudou de idéia em seu querer, mas no Calvário reafirmou seu amor único.

  Irmãos, a Eucaristia é o próprio Amor de Deus, é verdadeiramente um pedaço do Céu! Jesus, querendo permanecer conosco para sempre, inventou um meio bem significativo de estar no mundo. Escolheu os elementos bem comuns de sua época, pão e vinho; não escolheu comida e bebida requintadas, mas o alimento do povo, para permanecer no meio do povo. A preocupação de Jesus era uma só: “quero estar com eles”. Quem são “eles”? Nós, hoje aqui reunidos!
  Desde o momento do mandato de Cristo, “fazei isto em memória de mim”, a Igreja não se cansa de subir ao altar e obedecer a esta ordem dada pelo Senhor. Indigno ou digno, será pelo sacerdote que nos virá a Eucaristia! Claro que queremos que o padre seja cada vez mais digno, mas o Senhor vem a nós, humildemente pelas mãos frágeis de um ser humano! Já não bastava o rebaixamento do Verbo uma vez, por meio da Encarnação no seio da Virgem, agora o Senhor se humilha mais uma vez fazendo-se pão e por mãos pecadoras...
  Pão e vinho que pelas palavras do sacerdote se traduzem em Corpo e Sangue de Cristo. O gosto continua de pão e vinho, mas depois da Consagração se transubstanciam em Corpo e Sangue de Jesus. Milagre? Sim, é milagre! Milagre que não vemos, mas que sentimos com o coração e com a alma! Maravilha? Sim, é maravilha! Dada a nós sem merecimento, apenas por amor!
  Na Eucaristia temos o amor e a loucura: amor de seu coração, de seu peito, inflamado de desejar estar conosco; loucura porque se rebaixa mais uma vez, se avizinha a nós, se faz próximo a nós.
  A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço do Céu, é raio da glória da Jerusalém celeste que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho!
  Em cada Santa Missa, é Jesus o ator principal. Tudo deve girar em torno d’Ele, tudo tem o seu porquê por Ele e, sem Ele, nada do que fazemos tem valor. Inunda de alegria a Igreja e cheia de devoção e entusiasmo, manifesta sua gratidão ao Amor de Jesus de maneira pública neste dia.
  A Solenidade de Corpus Christi, Festa do Corpo e Sangue de Jesus, deve nos fazer refletir sobre a importância que damos a Jesus na Eucaristia: Quando estou triste, vou a Ele entregar minha dor? Quando estou alegre, vou a Ele agradecer meu júbilo? Quando estou desanimado, vou a Ele para aprender a esperança? Quando estou em dúvida, vou a Ele para apresentar minha decisão?
  Devemos fazer um exame de consciência: Como anda a minha preparação para a Missa? Rezo antes? Recolho-me em oração? Abro meu coração para o que vou me ouvir? Não nos enganemos: viver é um desafio, não é fácil! Viver na graça e estar em Deus é um desafio maior ainda. Mas o Senhor está aqui e nos chama! Está aqui, próximo a nós na Eucaristia!
  Irmãos, aquele que venceu está aqui! Aquele que nos ama está aqui! Aquele que cuida de nós está aqui! Vamos a Ele! Ó Jesus Sacramentado, Nosso Deus adorado, aumentai nosso amor por ti; incendiai nossa paróquia com o fogo do Céu e aumentai os frutos da Eucaristia em nós. Amém.

3 comentários:

  1. Deus estava conosco em toda celebração do dia de hoje e continua em cada coração que tem fé em seu nome. Obrigado Pe. Helcimar pela sua existência, pelos incentivos e sua fé. Deus está feliz com sua presença em nossa paróquia. Uma abraço da família do catequizando Matheus Francisco.

    ResponderExcluir
  2. E muito bom ver esta comunidade, crescendo cada dia mais na Fé .Que cada um de nos possa reconhecer este Amor tão grande que o Pai tem por nós . Obrigada querido Padre por ser o Mensageiro desta Boa Nova . Um Grande e Forte Ágape .

    Rogéria Pinto.

    ResponderExcluir
  3. A equipe do C.O.R masculino agradece ao Padre Helcimar pela solenidade de Corpus Christi em nossa comunidade. Pedimos a Deus que continue dando saúde e sabedoria ao nosso padre.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.