sexta-feira, 17 de junho de 2011

Semana Eucarística: A Eucaristia é fonte de Amor


  É da Eucaristia que recebemos o motivo e a força para amar os irmãos; foi precisamente na última Ceia que Nosso Senhor demonstrou todo o seu amor e sua humildade. Todo o amor brota do amor infinito com que Cristo nos amou naquela primeira Páscoa. Ele nos mostrou que amor verdadeiro não pára no tempo, mas excede ao tempo! Isto é a Eucaristia! Deus que nos amou e continua a nos amar! Deus que entrou na nossa história e continua a perpassá-la! Sabemos: tudo o que existe e que não nos lança para Deus é caduco; tudo o que não se constrói n’Ele e por Ele está inacabado ou inexiste. Atrás de todas as coisas, deve haver um sentido profundo, assim como atrás das aparências de “pão” e de “vinho”, está o próprio Senhor que nos vê, que nos ouve, que nos atende.

  Ao olharmos para nossa realidade, deveríamos encontrar o sentido, o motivo, a finalidade de tudo na presença de Deus em nosso meio! Para nós, católicos, Deus não está no mundo somente pela criação ou pelo bem que se faz aos outros, ou pela sua Palavra e seus ministros sagrados, ou nos santos ou no que há de bom nesta Terra; Deus está em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Eucaristia! Ao tomarmos consciência disto, deveríamos não só ajoelhar diante de tal Mistério, mas todos os dias agradecer ao Senhor por este louco e doce amor...
   Não é fácil amar os irmãos. Todos somos capazes de percorrer as primeiras etapas do amor quando este é fácil e gratificante para nós. Mas quando amar significa perdoar ou exige a abnegação do serviço àqueles que ninguém ama ou pouco têm para retribuir; quando este amor exige fidelidade, verdade e até dor pessoal, então o amor fraterno se revelará como dom gratuito, participação na generosidade de Deus e louvor pleno à Eucaristia, Sacramento do Amor. Quem vai à Eucaristia, deve voltar à sua realidade para amar! Quem não vai à Eucaristia perde oportunidade de buscar a força para amar!
  Em cada Eucaristia somos amados por Deus, em Jesus Cristo, e somos enviados como testemunhas do amor. Na Eucaristia os esposos aprofundam o seu amor, aproximando-o do amor de Cristo pela Igreja; os jovens descobrem um ideal, encontrando em Jesus Cristo o caminho que os leva à vida; os evangelizadores percebem a verdadeira Palavra que nos vem do coração de Deus; os religiosos encontram seu amor único e encantado, capaz de os completar e os conduzir à plena felicidade; as crianças, pela Eucaristia, aprendem o verdadeiro amor, aquele que não é egoísta nem mesquinho, mas que se abre de maneira singela e pura, sem distorções, sem trocas...
  Esse amor que encontramos em Jesus Eucarístico não cresce sem mais nem menos. Deve ser cultivado, deve ser querido, deve ser trabalhado e, às vezes, desenterrado do entulho de nosso cotidiano que não nos deixa penetrar neste Mistério de Amor, nem aprender dele a máxima de Jesus: “Dou-vos um Novo Mandamento: amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”.

2 comentários:

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.