segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novena de Pentecostes - 4° Dia: O Espírito Santo habita em nós


1. ...“É esta uma consoladora verdade expressa no Evangelho (cf. Mt 10,20), e confirmada pelo Apóstolo Paulo quando escreve aos Coríntios: “Não sabeis que o Espírito Santo habita em vós?  E não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?”  cf. ICor 6-19).
É também por isso, que a Igreja Católica se alegra em chamar o Divino Espírito de “Doce Hóspede da Alma”.  Hóspede que a reveste da graça santificante, que irriga da divina luz, que a faz capaz de obras merecedoras da vida eterna.

Segundo São Tomás, o Espírito Santo é para nossa alma o que a alma mesma é para o nosso corpo.  E assim, como um corpo não pode viver sem a alma, uma alma privada do Espírito Santo é morta, morta para a graça, morta ao Santo amor, e incapaz de conquistar méritos para o Céu.  Ai de quem expulsa com o próprio pecado o Doce Hóspede da Alma, porque expulsa o amor, a graça e perde a própria vida.

2. Sim, ó Cristão, o Espírito Santo habita em ti.  E se tens fé, deves estar convicto sempre desta verdade:  Nunca te encontrarás sozinho.  Está contigo o Doce Hóspede da Alma.  Está contigo de dia e de noite, na fadiga e no repouso, na deficiência e na prosperidade.  Contigo estará (e mais do que nunca) na oração e na tribulação.  Ah, se tu soubesses te valer da presença de um amigo tão bom e poderoso!
Se  nas tentações, nos perigos e nas angústias te recordasses que possuis o Espírito Santo dentro de ti!  E se a Ele recorresses prontamente quando preocupasses teu pequeno coração!
Pare o teu pensamento algumas vezes durante o dia na consideração desta dulcíssima verdade:   O Espírito Santo habita em mim!  Se pensares assim, não terás apenas alegrias, mas também novas forças para avançar nos caminhos da virtude...”

“...o  Espírito Santo se torna acessível por sua infinita bondade, sobretudo para as almas que O desejam, e a elas se comunica de modo inexplicável. Ele as enche de Si, e as faz sentir Sua presença com luzes, inspirações, confortos, graças de todas as maneiras...”  ...“Um Deus se ocupa de mim.  Um Deus se preocupa em me fazer o bem.  O desejo pela minha perfeição é a sua predileta ocupação!  Ele trabalha em mim, pensa sempre em mim, não cessa de trabalhar por mim!”.  E por que tudo isso?   Porque me ama e me ama infinitamente! Por quê?  Por que eu sou uma feliz criatura dos eternos e amorosos cuidados de DEUS!”...

(Fonte: NOVO CENÁCULO - Novena ao Espírito Santo - Beata Elena Guerra - Tradução Pe. Dudu)
- Editora Cenáculo Universal - www.elenaguerra.com - E-mail: editoraecu@hotmail.com)

Um comentário:

  1. graçaoliveira.deus@gmail.com30 de abril de 2013 às 16:06

    .o Espírito Santo se torna acessível por sua infinita bondade, sobretudo para as almas que O desejam, e a elas se comunica de modo inexplicável. Ele as enche de Si, e as faz sentir Sua presença com luzes, inspirações, confortos, graças de todas as maneiras...” ...“Um Deus se ocupa de mim. Um Deus se preocupa em me fazer o bem. O desejo pela minha perfeição é a sua predileta ocupação! Ele trabalha em mim, pensa sempre em mim, não cessa de trabalhar por mim!”. E por que tudo isso? Porque me ama e me ama infinitamente! Por quê? Por que eu sou uma feliz criatura dos eternos e amorosos cuidados de DEUS!”.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.