domingo, 5 de junho de 2011

Novena de Pentecostes - 3° Dia: Três Presentes do Espírito



   Docilidade, em primeiro lugar, porque o Espírito Santo é quem, com suas inspirações, vai dando um tom sobrenatural aos nossos pensamentos, desejos e obras. Da carne, esperamos só fraqueza e indigência; do espírito, unido ao Espírito Santo, teremos força e poder! É ele quem nos impulsiona a aderirmos à doutrina de Cristo e a assimilá-la com profundidade. Quem nos dá luz para tomar consciência de nossa vocação pessoal e força para realizar tudo o que Deus espera; se somos dóceis ao Espírito Santo, a imagem de Cristo irá se formando cada vez mais em nós e iremos assim, nos aproximando cada dia mais de Deus Pai.

   Abramos nosso coração: se nos deixarmos guiar pelo princípio de vida presente em nós, que é o Espírito Santo, nossa vitalidade espiritual irá crescendo e nos abandonaremos nas mãos de nosso Deus, com a mesma espontaneidade e confiança com que a criança se joga nos braços de seu pai.
   Vida de oração, em segundo lugar, porque a entrega, a obediência, a mansidão do cristão nasce do amor e ao amor se encaminha. E o amor leva ao diálogo constante com Deus Uno e Trino, e essa intimidade nos conduz ao Espírito Santo e Este nos leva de volta ao seio da Trindade. Quando falamos em “vida espiritual”, nada mais é do que uma “vida segundo o Espírito”, “ao modelo do Espírito”, “ditada pelo Espírito” e a oração é o impulso para Deus, que se faz mediante ao amor que, na Trindade, é o Espírito Santo.
   Acostumemo-nos a “frequentar o Espírito Santo”, a nos decidir por suas moções e inspirações. Será Ele quem nos há de santificar! Acostumemo-nos a confiar n’Ele, a pedir sua ajuda, a senti-Lo em torno de nós e a implorá-Lo cada dia sobre nós, sobre todas as pessoas e sobre tudo o que fizermos.
   União com a cruz, finalmente, em terceiro lugar, porque a vida de Cristo no Calvário precedeu a ressurreição e o Pentecostes e esse mesmo processo deve reproduzir-se na vida de cada cristão, de cada um de nós. O Espírito Santo é fruto da cruz, da entrega total de Deus, de busca exclusiva de sua glória. Somente quando o homem nega-se a si mesmo por amor a Deus, quando vive verdadeiramente da fé, é então que recebe com plenitude o grande fogo, a grande luz, a grande consolação do Espírito Santo.
   O Espírito também vem a nós como unguento para curar nossas chagas, para sarar nossas feridas e para nos fortalecer na subida a qualquer Calvário de nossas vidas. E será lá, no Gólgota da agonia e da paixão, que mais sentiremos a consolação de Deus e sua assistência.
   Aprendamos a pedir estes três presentes. Aprendamos a recebê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.