domingo, 22 de maio de 2011

Homilia do Quinto Domingo da Páscoa



  Na primeira leitura vimos o crescimento dos cristãos, a resolução dos primeiros problemas de comunidade e o anúncio da Palavra de Deus. Por que o número de cristãos aumentava? Porque não seguiam teorias, fórmulas ou estatutos. Seguiam Alguém. Quem é? A segunda leitura, de Pedro, nos responde: é a “pedra viva”, “angular”, que sustenta tudo e todos, é o Cristo! E o Apóstolo vai além: nós, como o Cristo, somos pedras vivas de edificação, de construção do Reino celeste. Talvez seja necessário fazermos um sério exame de consciência: que tipo de pedras somos? Edificamos ou destruímos? Ajudamos ou atrapalhamos? Reunimos ou dispersamos? Somos filhos de Deus ou escravos do pecado? Para nos definirmos será preciso descobrir algo imprescindível, ou seja, que caminho devemos tomar na vida. Será o próprio Senhor quem nos responderá: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

  Principalmente hoje, há muitos outros caminhos a seguir, muitos outros convites sendo feitos, muitas outras alternativas sendo apresentadas; em meio a todos eles, só Cristo pode ser um caminho seguro e firme para a verdadeira felicidade e paz, o único meio para o mundo novo que queremos e esperamos, aquele construído pela bondade, pelo respeito, pela fraternidade e pelo amor sem limites, sem fronteiras. Muitos são os caminhos no mundo, mas um só é o caminho da realização e ele passa por Deus!
  Disse o Senhor: “Não se perturbe o vosso coração”; quantas não são hoje as perturbações em nossa vida? Problemas na família, dificuldades nos relacionamentos, necessidades materiais, medos, frustrações, solidão... Em cada dor, em cada sofrimento, em cada angústia o Senhor se aproxima de nós e nos diz: “Não se perturbe o vosso coração!” “E por que não, Senhor?”, perguntará você, e Ele lhe dirá: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Sim, irmãos, Jesus nos prepara um lugar todo especial, só nosso, à espera de nossa vontade! “E como conseguí-lo?”, dirá você e o Senhor lhe responderá: “Tendes fé”. A fé abrirá nosso coração, sensibilizará nossa alma e despertará nossa mente para as realidades que não passam. Assim, não haverá desconforto, não haverá desilusão, não haverá choro que não possa ser superado pela presença de Deus junto a nós.
  Para nos transformarmos em pedras vivas de edificação da Igreja de Jesus, para nos lançarmos neste caminho – que é Ele mesmo, para nos decidirmos pelas moradas eternas, temos que iniciar nossa caminhada. Alguns podem já estar à frente, outros bem atrás, outros ainda, quase parando, outros ainda nem começaram... Para todos se impõe um necessidade: temos que dar o primeiro passo! E depois deste, outro e outro e mais um e assim por diante; não importa em que lugar você está, importa sim, se iniciou sua caminhada por Cristo ao Pai.
  Irmãos, nossa casa não está neste mundo. Somos peregrinos! Caminhemos para o Senhor! Coloquemos nossos corações naquilo é permanente e santo! Apesar de nossas limitações, apesar de nossas quedas construamos, pedra por pedra, tijolo por tijolo nossa estrada para o Céu. É lá que está o que sempre procuramos e ansiamos por aqui na Terra. Não queiramos uma morada permanente aqui; seria como construir nossa casa sobre areia. Pessoas que colocam a importância de suas vidas na aparência, no prestígio, no dinheiro, no que pode ser tocado ou visto, perdem suas vidas no desgosto, na revolta e no estresse... Para ser livre disso tudo, só se entregando Àquele que nos pode libertar; que se faz caminho, na verdade de cada dia e que nos doa a vida, que nada nem ninguém pode nos oferecer nesta Terra.

2 comentários:

  1. Padre, suas homilias são não só lindas no estilo, mas motivadoras da nossa conversão. Obrigado por suas palavras! Espero sempre com ansiedade que chegue a homilia do fds!

    ResponderExcluir
  2. Padrezinho,

    Queria ter escutado atentamente estas palavras participando da Santa Missa aí... mas não foi desta vez! Ainda bem que agora temos este espaço, pois assim, ao menos posso ler! E fazer o que é mais importante: VIVER!
    Faço minhas as palavras do anônimo!

    Abraços

    P.S.: Recebi o abraço que enviaste! Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.