segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cristãos ainda sob ataque na África


    As perseguições contra os cristãos no mundo não conhecem  trégua  e mais uma vez o teatro das violências foi a África, isto é, a terra onde é mais forte o sinal de esperança e de abertura que os próprios cristãos, com a sua presença, conseguem oferecer. E talvez como alguns notaram é exactamente a sua vocação natural ao diálogo que atrai o ódio feroz de quem, no confronto, vê um perigo.
    Ontem, dois atentados terroristas na Nigéria e no Quénia provocaram vinte e um mortos e dezenas de feridos, entre os quais várias crianças. O episódio mais grave verificou-se na cidade setentrional nigeriana de Kano, onde um comando de terroristas abriu fogo dentro da Universidade Bayero.  Os agressores inicialmente lançaram bombas nos arredores de um teatro do campus utilizado pelos cristãos para as funções religiosas e depois abriram fogo sobre a multidão aterrorizada que procurava fugir. O massacre ainda não foi reivindicado, mas Kano já no passado foi teatro de  atentados sangrentos cometidos pelos fundamentalistas de Boko Haram, grupo terrorista  que deseja instaurar a lei islâmica em toda a Nigéria. Os Boko Haram reividicaram também os ataques durante a missa de Natal de 2010 em duas igrejas cristãs em Jos e o massacre na sede da ONU de Abuja de Agosto de 2011. Quase contemporaneamente, uma bomba foi lançada contra uma igreja  no bairro popular de Ngara em Nairobi, no Quénia, pouco antes do início da função religiosa. A deflagração provocou um morto e dezenas de feridos, alguns dos quais foram internados no hospital em graves condições.
    De Rimini, o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, declarou que está muito preocupado pelos repetidos ataques. «Vivemos – disse – numa intolerância crescente, às vezes cruel contra os cristãos e estamos preocupados porque os cristãos nas fronteiras do mundo,  nas trincheiras do mundo, como se notou nos países africanos e também no Médio Oriente, são um factor de equilíbrio, de reconciliação, de unidade, não de conflitualidade». Portanto, acrescentou o purpurado, «parece estranho que exista uma luta de intolerância, uma agressividade tão forte contra os cristãos que oferecem um contributo de reconciliação e de paz, de justiça e de solidariedade».
    Na mesma linha se declarou o presidente da Conferência episcopal italiana, cardeal Angelo Bagnasco. «A perseguição religiosa – recordou – infelizmente não é um facto novo. Esperava-se que fosse algo completamente superado, mas de facto não o é em algumas partes do mundo». Mas os cristãos africanos, observou, «reagem às perseguições com força e sem vontade de vingança». O jesuíta Federico Lombardi, director da Sala de imprensa da Santa Sé, definiu os ataques horríveis e execráveis, condenáveis com a máxima decisão. E a União europeia, através de um porta-voz, fez votos por que os autores dos massacres sejam levados diante dos tribunais o mais depressa possível.


Fonte: L'Osservatore Romano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.