quinta-feira, 26 de abril de 2012

50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

50a. Assembleia Geral reuniu mais de 300 bispos em Aparecida/SP


Encerrou-se nesta manhã ,em Aparecida, a 50a. Assembleia Geral da CNBB, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Nove dias intensos de trabalhos que se encerraram com a divulgação do documento final sobre o tema central dos debates "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja."

Houve também a divulgação da mensagem para as próximas eleições municipais. No documento os bispos afirmam que as eleições municipais têm uma característica própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia, lazer. Trata-se de um processo eleitoral com maior participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores. A Mensagem se concluiu destacando que " para o cristão, participar da vida política do município e do país é viver o mandamento da caridade como real serviço aos irmãos."

      
Episcopado brasileiro em torno do Altar Central do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (26).


          A Celebração Eucarística de encerramento reuniu todo o episcopado brasileiro em torno do Altar Central do Santuário Nacional e foi presidida pelo novo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani D'Aniello. Este trouxe a saudação do Santo Padre Bento XVI e do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone. O Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, deu as boas vindas ao Núncio Apostólico no Brasil, ressaltando que a celebração em Ação de Graças pelo encerramento da Assembleia Geral reveste-se também de um significado especial: "Quero desejar a Dom Giovanni D'Aniello que a sua missão seja fecunda, pois já começa sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil." Em sua homilia, o Núncio Apostólico afirmou: "É uma grande alegria iniciar a minha missão neste santuário mariano, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Agradeço Dom Damasceno pelo convite de presidir esta celebração e a toda acolhida do episcopado brasileiro."
         Segundo dados da CNBB, no Brasil hoje há 458 bispos, sendo que 298 deles são bispos na ativa e 160 eméritos. Temos ainda 10 cardeais (8 eméritos) e 75 arcebispos (31 eméritos). Presentes nesta Assembleia Geral estiveram 335 bispos.


Fonte: Rádio Vaticano, CNBB e Portal A12.

             




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.