sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A dimensão pneumática da Liturgia

  A Santa Liturgia é o culto dito "espiritual" por natureza, aquele que o Pai deseja e almeja para todo homem. Falar de "espiritual" é o mesmo que dizer "no Espírito". De fato, será pelo envio do Espírito Santo na Celebração cristã que ela passará do valor humano ao divino; será pela epiklese (envio do Espírito), que as palavras do sacerdote ganharão sua força e farão com que o Mistério da Eucaristia se renove.

  Por meio da ação do Santo Pneuma (do Espírito), somos enxertados naquela realidade sacrifical de que nos fala São Paulo, que ofereçamos nossos corpos como "hóstia viva, santa e agradável a Deus". Nesse nosso culto espiritual, é-nos revelada a Verdade, verdade da adoração patrológica pelo Filho, que é a Verdade; isto é, adoramos o Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
  Sem o Espírito, a Liturgia poderia não ganhar o seu poder nem sua extensão. Sem o Espírito, as ações litúrgicas poderiam se converter em mera obra humana, desassociada da obra de Cristo. A Igreja, ao agir no Espírito, age como o Cristo e faz os mesmos milagres e portentos que o seu Mestre e Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.