sábado, 28 de janeiro de 2012

Obrigado Mariana! Até logo! Até Julho!

   Hoje tivemos as nossas visitas guiadas pela professora Selma, de arquitetura, a algumas Igrejas de relevo na região acima de Mariana. Às 8h já estávamos no ponto de encontro mas, devido a alguns atrasos (o que não gosto) e até do próprio motorista, fomos sair lá pelas 8h20min. Saímos em direção à Santa Rita Durão, para analisarmos duas Igrejas.


  A primeira Igreja foi a bela Capela de Nossa Senhora do Rosário. Com estrutura autônoma de madeira, partes da fachada também em madeira revestida e portada estilo rococó, a Igreja tem sua concepção de fundo maneirista. O interior, com ricas pinturas rococós, é um assombro. Possuindo “piso de campa” e muitas tábuas originais de enterramento, embora já não existam mais restos mortais na nave da Igreja. Embora seja uma pequenina pérola escondida num lugar distante, o prédio do templo sofre pelo descaso e má conservação, fruto de uma política equivocada do IPHAN.
  Ainda em Santa Rita, fomos para a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Melhor conservada que a anterior, a Igreja se destaca por sua portada diferenciada, de madeira e inspiração classicista. O interior mescla o estilo barroco joanino e o rococó. Nesta Igreja, o Pe. Armando, que faz curso conosco e é Pároco da região, nos ofereceu um bom e necessário lanche. Logo após, continuamos a estudar a Igreja.
  Partimos para Catas Altas, para um almoço oferecido também pelo Pe. Armando. Um delicioso e farto almoço de comida, claro, mineira! Feijão carioquinha (que a gente dificilmente come no Rio, apesar do nome – vai entender!), arroz branco, couve na manteiga, costelinha, bife, angu e salada para quem quisesse se aventurar... Após o almoço, visitaríamos a própria Matriz de Catas Altas e algumas Capelas, mas devido à uma celebração que aconteceria em Santa Bárbara na parte da tarde, tivemos que ir lá antes. Então seguimos pro Município de Santa Bárbara.
  Em Santa Bárbara visitamos a estonteante Igreja Matriz de Santo Antônio, restaurada a poucos anos e linda de se ver. A fachada é simples, com linhas retas, o interior, no entanto, revela uma Igreja em dois estilos: a nave ainda com suas bases barrocas e o altar-mor totalmente em rococó. Delicadas tribunas, coro ondulado acompanhando as escadas do presbitério e seus frontais. Púlpitos muito bem trabalhados em sua bacia, tambor e abaixa-voz (partes do púlpito), com belíssimas sanefas com pingentes. E, para completar essa obra monumental, pinturas do Mestre Ataíde – pelo menos a da Capela-mor; as pinturas do forro da nave não possuem documentação suficiente para comprovar a autoria de Ataíde. Ao que tudo indica, é uma obra de várias mãos e, possivelmente, Ataíde tenha participado da pintura em algum estágio.
  Voltamos para Catas Altas e fizemos uma rápida visita às Capelas do Senhor do Bonfim e de Santa Quitéria, para nos determos mais na Matriz – muito mais suntuosa. A minúscula Capela do Senhor do Bonfim tem a peculiaridade de ser um dos poucos exemplos de fachada com janelas baixas e guarda em seu interior uma preciosa imagem do Crucificado. Logo após subimos para Santa Quitéria. Fechada, analisamos apenas sua fachada com estrutura de madeira e três portas, tendo seus lados cortados. Única torre sineira.
  Seguimos para a belíssima Igreja da Imaculada Conceição. Magnífica obra que abriga três épocas de construção. Na verdade, é uma Igreja “inacabada”; podemos ver a parte da talha dourada, a parte branca que esperava o douramento e ainda a parte só na madeira, que nem chegou a ser preparada. O altar-mor é majestoso, com uma imagem lindíssima de Nossa Senhora da Conceição. Os altares laterais não ficam por menos e avançam parede acima, como se quisessem romper o forro da Igreja e alcançar os céus. Há, também nessa Igreja, uma mescla do joanino com o rococó.
  Ao final da visita, o Pe. Armando nos ofereceu uma pequena degustação de vinhos e licores artesanais da região. Após mais este gesto de extrema receptibilidade, tomamos o nosso ônibus rumo à Mariana. Depois de uma viagem de quase uma hora e meia, chegamos à cidade sede do nosso Curso e nos despedimos todos, desejando bons estudos, bons trabalhos e bom retorno à casa. Cheguei no Seminário por volta das 19h, cansado, mas bem satisfeito pelo trabalho de pesquisa de campo. Fui logo arrumar a mala e limpar meu quarto. Ligação pra minha mãe. Um banho precioso, lanche e, claro, escrever e postar para vocês este texto e carregar algumas fotos.
  Amanhã celebro Missa aqui no Seminário às 8h e parto para o Rio às 11h. Então, até breve! Até à volta! Mariana, obrigado e até Julho!
No bus
Professora Selma explicando uma edificação
Púlpito da Nossa Senhora do Rosário
Detalhe de pintura no altar de Nossa Senhora de Nazaré
Altar lateral em Nossa Senhora de Nazaré
Centro histórico de Catas Altas
Altar-mor de Santo Antônio
Capela do Senhor do Bonfim
Capela de Santa Quitéria
Altar-mor de Nossa Senhora da Conceição

2 comentários:

  1. Fotos lindas, um lugar riquissímo! BOM RETORNO Pe Helcimar!!!! Andressa

    ResponderExcluir
  2. O senhor foi descrevendo a beleza das igrejas e eu fui imaginando. Que lindas são!
    Quero um dia também passear por aí, e é claro, provar das deliciosas comidas rsrs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.