quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Módulo I de História da Arte Sacra está quase no fim

  Caminho para o final da primeira parte do Curso de História da Arte Sacra. Hoje iniciamos a parte de "Arquitetura religiosa no Brasil". Enquanto estudo, não deixo de estar apreensivo com as notícias do Rio de Janeiro, do desabamento ocorrido ontem, no centro da cidade. Rezo pelas vítimas e seus parentes. Espero que nenhum de nossos paroquianos esteja envolvido no neste grave acidente. Outra intenção que tomou meu coração até ao dia de ontem foi a Festa de São Paulo, na nossa Capela da Quinta Dom Ricardo. Espero, em Deus, que tudo tenha se realizado na paz e para o louvor de Deus.

  A arquitetura tomou todo este dia e tomará amanhã também. Estamos estudando as bases do povoamento e urbanização do litoral brasileiro, assim como a marcha da ocupação do litoral para o interior. A instalação das primeiras Vilas, Câmaras e Igrejas e sua arquitetura primitiva. Muitos conceitos próprios da arquitetura, que medeixaram um pouco perdido e, ao mesmo tempo, curioso; quem sabe não penso em estudar arquitetura no futuro?
  Às 14h, reiniciamos as aulas. Estudamos os materiais e as técnicas de construção, como a taipa de pilão, a alvenaria de pedra e de tijolos e o pau-a-pique. Vimos também os esquemas básicos de organização do espaço do culto religioso, como o plano longitudinal e o centralizado e os projetos de Igreja em cruz latina e cruz grega.
  Continuamos as aulas estudando as primeiras Igrejas jesuítas no litoral brasileiro e a influência européia na construção brasileira. Comparações entre Igrejas lusitanas e nacionais, sobretudo com as influências de São Roque e São Vicente de Fora, de Lisboa, nas Igrejas construídas no Brasil colonial.
  À tarde também caiu uma chuva fortíssima que durou uns 40 minutos e que até atrapalhou a audição da aula. Devido ao vasto material, terminamos as aulas mais tarde, quase às 19h.
  Findos os trabalhos, retornei para o Seminário para Missa com vésperas, estudo, lanche, etc. Hoje não haverá foto poruqe a internet está lentíssima e não está carregando as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.