segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Início da última semana de aulas


  Ontem ainda me recuperava do mau estar que tive, mas segui meu cronograma: Missa pela manhã na Catedral, concerto de órgão na mesma Sé e estudos na parte da tarde. É muito ruim ficar doente longe de casa; perde-se a referência, fica-se mais fragilizado. Mais ainda quando temos compromissos pesados, como as aulas, os estudos e as pesquisas em campo.



  Hoje acordei melhor, mas ainda não totalmente bem. As aulas da manhã foram muito boas. Tivemos Metodologia de pesquisa. Sinceramente achava que seria tedioso, cheio de normas textuais e coisas afins, mas não. Foi uma aula extremamente dinâmica e atraente, onde cada passo do "Anteprojeto" da monografia foi passado com maestria. Ao final, redigimos alguns pontos para nosso futuro trabalho final. Foi um pouco difícil de recortar o tema, já que ainda estamos no meio do Curso (em Julho será o segundo módulo), mas fizemos algumas aproximações e cada um apresentou, por escrito, a sua idéia. Num outro momento, nos reunimos em grupo para receber contribuições dos colegas. Defini, por enquanto, meu trabalho: "A arquitetura jesuítica no território da Arquidiocese de Niterói". Vamos ver!
  À tarde, tivemos nossas primeiras aulas de música sacra. A professora é a organista oficial da Arquidiocese de Mariana, formada na Alemanha. Ela passou diante de nós a história dos instrumentos musicais e da música em geral, chegando ao canto propriamente litúrgico. Fomos das influências mesopotâmicas, passando pelas egípcias e hebréias, até chegar às pré-cristãs e cristãs. Detivemo-nos bastante na fase do Canto gregoriano.
  Terminadas as aulas no início da noite, desci para o Seminário e celebrei a Santa Missa sozinho, rezando vésperas.
Sacristia da Catedral
Lavabo da Sacristia
Concerto na Catedral
Detalhe de um sacrário de altar lateral
O belíssimo órgão histórico
Para os que estão com saudade da minha carinha...
Aula da manhã
Grupo de estudo
Aula da tarde

2 comentários:

  1. Muito bom saber que o senhor ja esta bem melhor! Lindas fotos, em especial a do órgão. Eu gosto muito do som produzido pelos órgãos.

    ResponderExcluir
  2. José Roberto (Beto Gordo)25 de janeiro de 2012 às 14:24

    Estou acompanhando os seus comentários diários a respeito da Pós em Mariana e espero que seja possível termos acesso a sua monografia. com certeza será um documento altamente enriquecedor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.