sábado, 21 de janeiro de 2012

Aulas de Sexta



  Depois do café no Seminário, subi para a Faculdade. Quando estava já diante da Igreja de São Pedro dos Clérigos, um dos alunos sai e diz que a aula seria bem embaixo, na cidade, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ordem Terceira Franciscana, às 9h. Nossa, lá vou eu descendo de novo a ladeira para avisar os alunos que conseguisse ver pelo caminho.
  Eram 8h10 min e ficamos à porta da Igreja esperando o professor. Às 9h em ponto, a Igreja abriu e fomos para o interior do Templo. Na Igreja, o professor José Arnaldo quis falar dos santos e seus nichos e suas insígnias. Vimos, com detalhes, cada um dos altares - os quatro laterais e o Mor. Foi muito interessante se deter em cada imagem e em suas histórias. Três me chamaram mais a atenção: o de São Lázaro, o de São Manuel e o de Santa Isabel de Portugal. São Lázaro (aquele mesmo que Cristo ressuscitou), representado como bispo! É que segundo uma antiga e rara tradição, após ser ressuscitado, teria se deslocado para a região de Marseille, na França, para evangelizar e aí teria sido escolhido bispo... Que história! O outro santo, São Manuel, é porque tenho uma imagem antiga dele e não sabia muito bem sua história. Segundo consta, foi mártir na perseguição de Juliano, o Apóstata, e teria sido morto com grandes pregos transpassando sua cabeça, pelos ouvidos, daí ser invocado nas cefaléias e nas dores de ouvido! E também me chamou a atenção o altar de Santa Isabel, pois veio retratada com o hábito franciscano e com um martelo estilizado - o "malleus maleficarum" (martelo das bruxas), pois segundo conta-se, Santa Isabel apoiou a "caça às bruxas". Bem interessante...
  À tarde tivemos aulas sobre azulejaria nas Igrejas. Segundo a professora, o uso dos azulejos nas Igrejas se difundiu bastante no nordeste, sobretudo em Pernambuco, mas também no Rio. Era algo bem caro, devido ao transporte delicado de Portugal e a colocação no Brasil; por isso as Igrejas do litoral possuem mais azulejos que as do interior do Brasil, devido ao difícil transporte. Vimos obras importantíssimas e muitos escritos sobre eles.
  Ao final da aula da tarde, a coordenadora geral do Curso nos falou sobre os trabalhos a serem entregues e sobre a monografia final da pós. O Curso terminará no final deste mês, mas teremos diversos trabalhos para fazer em casa...

Igreja que visitamos

Aula da manhã

Interior da Igreja


Forro da Igreja


Altar de São Roque


Altar de São Luís, Rei de França


Altar de Santa Isabel


Altar de Santa Rosa


Altar-Mor

Aula na sacristia


Santos de Roca


Pintura de Athaíde na sacristia


Senhor dos Aflitos



Aula da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.