quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

7 hábitos dos católicos altamente eficazes


Hábito #1 – Participe dos sacramentos com regularidade
  A missa dominical é o básico. Para que seja ainda mais eficaz, você também deve adquirir o hábito de confissão regular (uma vez por mês é um bom começo) e missa diária quando possível.  Pode-se juntar a Adoração ao Santíssimo a isso também.
  “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações.” (Atos dos Apóstolos 2, 42)

Hábito #2 – Mergulhe profundamente na oração
  A oração é a ligação entre Deus e o homem. Não podemos esperar ser bons católicos se não tivermos numa relação pessoal com Deus. A base dessa relação é a vida de oração pessoal diária.
  “Orai sem cessar; Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5, 17-18)

Hábito #3 – Cultive as virtudes e arranque os vícios
  Quais virtudes nos faltam? É nisso que temos que nos focar. Pegue uma virtude que você precisa melhorar e trabalhe nisso. Se melhorarmos em pelo menos uma virtude, isso geralmente significa que cresceremos nas outras também. Este é o efeito produzido ao tentar arrancar os próprios vícios, especialmente aqueles que te controlam mais regularmente.
  “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.9. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco.” (Filipenses 4, 8-9)

Hábito #4 – Conheça os ensinamentos das Escrituras e da Igreja
  Quanto mais conhecemos sobre Cristo e sua Igreja, mais amor teremos para dar. Isto só ocorrerá se pudermos aplicar estes ensinamentos concretamente em nossas vidas. Porém, o início de tudo se dá primeiramente com a auto-disciplina e, em seguida, com o aprendizado do que Cristo realmente ensinou, não apenas o que achamos que ele ensinou. Este é um processo que durará a vida toda.
  “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (II Timóteo 3, 15-16)

Hábito #5 – Pratique a felicidade, independente das circunstâncias
  É mais fácil falar que fazer. A felicidade é uma disposição, não um sentimento. Não confunda felicidade com alegria, que vem e vai. Podemos praticar a felicidade por meio de atos de vontade e quando fortificados pela graça. Como Madre Teresa poderia continuar a servir os mais pobres mesmo quando ela sofria nas profundezas de sua alma? Felicidade!
  “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.” (Filipenses 4, 4-7)

Hábito #6 – Direção espiritual
  Deveríamos viver em um constante estado de discernimento, perguntando: ” o que Deus quer de mim agora?” Quando vivemos o momento buscando combinar a nossa vontade à vontade de Deus, isso adquire muito valor. A ajuda de um bom diretor espiritual é inestimável para alcançarmos este objetivo. O diretor espiritual pode ser um observador objetivo das nossas vidas e dos movimentos do Espírito Santo.
  “Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo?Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele.” (Atos dos Apóstolos 8, 30-31)

Hábito #7 – Partilhe a sua fé
  Manter algo como a verdade, a beleza, a bondade de Cristo guardado é uma atitude extremamente egoísta. Os católicos eficazes evangelizam os outros regularmente pelas suas palavras e atos. O papa Paulo VI disse que a Igreja “existe para evangelizar”.
  “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mateus 28, 19-20)

Fonte: Sentinela no escuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.