quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dada a largada para a Jornada Mundial da Juventude em Niterói

  Participei ontem de uma reunião do nosso clero com o Monsenhor Joel, da Arquidiocese do Rio, que é um dos responsáveis diretos pelo grande evento que será a JMJ (Jornada Mundial da Juventude). O propósito da reunião foi antecipar ao clero niteroiense as responsabilidades e competências deste evento, assim como a ação que a Arquidiocese de Niterói terá e também apresentar algumas datas oficiais já agendadas.

  Monsenhor Joel nos disse que o seu papel era apresentar a JMJ a partir "dos bastidores", daquilo que não vai à grande mídia. Segundo ele, muitos ainda pensam o evento como uma grande massa de jovens que vem se acampar, fazer turismo religioso ou fazer "oba oba". Nada disso define uma JMJ. As Jornadas são um instrumento precioso de evangelização da juventude, querido pelo Beato João Paulo II. Monsenhor Joel alertava que a transmissão da fé à juventude é um grande desafio: as crianças estão ligadas à fé pela catequese, os adultos estão sempre retornando à prática de Igreja, mas os jovens estão neste meio termo, entre não ter catequese e ainda não voltar para a Igreja.
  O palestrante nos disse que a grande alma da JMJ são as Catequeses e não os eventos midiáticos; as Catequeses são momentos fortes de conversão e participação. Nelas, os Bispos apresentam um tema e logo após abrem-se momentos de perguntas e de testemunhos.
  A JMJ já começou segundo Monsenhor Joel. É um tempo que dura cerca de dois a três anos; dois antes da JMJ propriamente dita e um, facultativo, de eventos pós-jornada. A JMJ pode ser dividida em três períodos:
*1° Peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora: É a peregrinação destes símbolos por todo o país sede. Esta peregrinação já está acontecendo e tem início com um evento de recepção chamado "Bote fé"; as diversas dioceses do Brasil fazem eventos para receber e celebrar com a juventude, em torno dos símbolos da Jornada. Na Arquidiocese de Niterói o "Bote fé" será no dia 19 de Maio de 2013, seguido da visita dos símbolos pelos Vicariatos;
*2° Pré-Jornada: Esta etapa é um momento próximo à Jordada; neste tempo, as dioceses mais próximas à região metropolitana do Rio, sediarão a recepção dos jovens e os diversos eventos. Haverá Catequeses, shows, apresentações teatrais, confissões, oficinas e sempre a Santa Missa. No nosso caso, toda a nossa Arquidiocese poderá estar sediando as Pré-Jornadas, em todos os Vicariatos. Ela acontecerá entre os dias 18 a 23 de Julho de 2013;
*3° Jornada propriamente dita: Ela possui Catequeses, que são os encontros dos Bispos com os jovens tratando de um tema de fé; Atos centrais, que são os eventos oficiais da Jornada como Acolhida do Santo Padre, Entrega das chaves da cidade-sede pelo Prefeito, Vigília de Oração, Via sacra, etc; Atos especiais, que são encontros que o Papa pode ter e que não pertencem propriamente ao evento, como: encontro com os seminaristas, com líderes religiosos, etc.
  A Jornada já começou e nossa Arquidiocese terá um grande papel como colaboradora. Estaremos ajudando na Acolhida dos jovens em nossas Paróquias, no Grupo de voluntários, fazendo a Pré-Jornada e os Vicariatos de Niterói e São Gonçalo vão acolher também alguns eventos da própria Jornada. Isto é o que já está certo. Existe, porém, uma possibilidade mais remota, mas não impossível, de Niterói sediar o encontro do Papa com os seminaristas; é um pedido nosso, apresentado e defendido pelo nosso Assessor de Imprensa, Pe. Leandro Freire. No entanto, segundo Monsenhor Joel, há uma política de deslocar o mínimo possível o Santo Padre; primeiro, por questões de segurança e segundo, pela saúde do Papa que já estará com 86 anos de idade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.