sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Novidade em nossa Paróquia: Missas em latim!

  Depois de nossa divulgação na Paróquia, agora é hora de divulgar aqui no blog: nossa paróquia tem Missa em latim! Iniciamos hoje, na Missa das 8h, a Celebração do Santo Sacrifício pelo mesmo ritual que todos nós conhecemos, só que em latim - a língua litúrgica própria da Igreja Católica. Estamos utilizando o chamado Missal de Paulo VI, em sua Terceira Edição Típica do Vaticano. A Missa também é celebrada "versus Deum", "de frente para Deus", isto é, com o sacerdote e todo o povo voltado para o Sacrário.

  Pretendo celebrar a Santa Missa em latim todas as sextas-feiras, com exceção da primeira sexta. A Missa acontece na Capela do Santíssimo Sacramento de nossa Matriz, às 8h. Qualquer pessoa pode participar; à medida que se persevera, cada fiel vai ganhando "jeito" nas respostas que não são longas e vai ganhando naturalidade em rezar o latim. Hoje, antes da Missa, tomei o folheto que preparamos para os fiéis e "passei" com eles as orações e sua pronúncia. A experiência foi ótima! Venha você também, beber desta fonte da tradição milenar da Igreja! Nosso endereço é Estrada do Cordeiro, s/n - Santa Izabel - São Gonçalo; mais informações, no horário comercial, pelo telefone (21) 3706-3974.
  

2 comentários:

  1. Sempre quis saber como é participar de uma Missa Celebrada em latim. Sempre há algo a aprender sobre o Catolicismo, que privilegiados que somos! Obrigado Pe. Helcimar!

    ResponderExcluir
  2. Necesse est nobis latinam linguam discere...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.