quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hoje é Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil


  A rápida expansão do culto a Nossa Senhora Aparecida é um fato extraordinário e pode ser considerado um milagre, como são os outros, a saber: da grande pesca de peixes, das velas que durante o culto se apagaram sem motivo algum e novamente se acenderam sozinhas e o do escravo Zacarias que, capturado depois de uma fuga, passando pela Capela pediu misericórdia a Nossa Senhora e imediatamente as correntes que o prendiam caíram, deixando intacto o colar de ferro que pendia de seu pescoço.

  Cerca de 20 anos depois do achado da Imagem a devoção já se espalhara por toda a região, chegando inclusive a lugares bem distantes dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Depois de ser venerada nas casas dos pescadores, que eram pequenas e não comportavam muita gente, a "santinha" ganhou um oratório que foi construído junto da estrada do Itaguaçu. Lugar estratégico, pois por ali passavam os tropeiros e as caravanas. Sem dúvida, parando para descansar e rezar, muitos desses viajantes ouviram as histórias dos milagres e a fama de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi se espalhando rapidamente.
  Logo depois da transferência da Imagem para o oratório do Itaguaçu, a partir de 1732, já se pensava em construir uma igreja, tal a afluência de devotos. Mas antes era necessário que o culto sob o novo título de "Aparecida" fosse aprovado pela autoridade eclesiástica.
  O Pe. José Alves Vilella, pároco de Guaratinguetá desde 1725, procurou tomar todas as providências. No início de 1743, de posse de todos os documentos necessários, encaminhou a papelada para o Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz. Não demorou muito e chegou a provisão assinada pelo Bispo concedendo licença para construir uma igreja e aprovando o culto a Nossa Senhora da Conceição sob o título de "Aparecida". Assim, o culto foi assumido e aprovado pela Igreja de modo oficial.
  A escolha do local para a construção da igreja não foi fácil. No Itaguaçu os terrenos não eram apropriados, pois estavam sujeitos às inundações durante as cheias do Paraíba. Foi decidido que seria no morro dos Coqueiros. A igreja foi construída pelos escravos. Dirigiu a construção o fazendeiro Capitão Antonio Raposo Leme e ficou pronta em 1745. No dia 26 de julho, festa de Santana, teve lugar a bênção solene e, em seguida, pela primeira vez, a missa em o novo Santuário. Naquele dia dava-se início ao culto litúrgico de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
  Essa igreja foi aumentada entre 1760 e 1770, quando recebeu nova fachada e duas torres. Foi novamente reformada em 1824 e 1831, com partes de pedra, mas conservando ainda a maior parte de taipa de pilão. Em 1844 uma das torres não oferecia mais segurança e, constatado o perigo, a administração resolveu demolir a torre e construir outra.
  A atual igreja que está no alto do morro dos Coqueiros é uma nova construção que substituiu completamente a anterior, que era de taipa. O tempo de duração de sua construção foi muito demorado: 1844 a 1888. Houve muita politicagem, freqüentes substituições de responsáveis, várias mudanças de planos e a obra só chegou à conclusão graças ao Frei Monte Carmelo que, em 1878, assumiu a dura tarefa de terminar o empreendimento.
  Essa nova igreja, que hoje chamamos de Basílica Velha, revela contornos mais artísticos e sua construção refletia não só a prosperidade do vale com a cultura do café, mas também e principalmente o sensível aumento do fluxo de peregrinos.
  Daí para  a frente o culto e a devoção a Nossa Senhora Aparecida vão percorrer uma série gradativa de promoções que confirmam oficialmente o importante lugar de peregrinação, o reconhecimento cada vez mais intenso por parte do povo e da hierarquia de que a Imagem e seu aparecimento são realmente fatos extraordinários e sinais da misericórdia de Deus que deseja beneficiar os devotos, para glória de Deus e da Virgem.
Basílica e Santuário
  A capelania ganhou o status de paróquia em 1893. Nessa ocasião, concomitantemente, o título de Santuário Episcopal foi conferido à igreja de Aparecida, no dia 28 de novembro de 1893, pelo Bispo de São Paulo, Dom Lino D. Rodrigues de Carvalho, o mesmo bispo que em 1894, lançou a pedra fundamental do Seminário Bom Jesus, da Arquidiocese de Aparecida
  O primeiro pároco nomeado foi Monsenhor Claro Monteiro do Amaral, natural de Pindamonhangaba. No ano seguinte, com a chegada dos missionários redentoristas alemães, este transferiu o cargo aos bávaros e seguiu para São Paulo em busca de outros trabalhos. Sabe-se que morreu mártir na região noroeste do Estado, para onde se dirigira no desejo de catequizar os índios.
  Em 1908 a igreja de Nossa Senhora Aparecida pediu e recebeu o título e o privilégio de Basílica Menor. A dignidade foi concedida a 29 de abril pelo Papa Pio X e a sagração foi executada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, bispo de São Paulo, a 5 de setembro de 1909. A igreja nova também tem o título de Basílica Menor, desde o dia 4 de julho de 1980, quando foi sagrada pelo Papa João Paulo II. Registre-se que em 12 de outubro de 1984 a CNBB havia decretado oficialmente que a Basílica de Aparecida era Santuário Nacional.

Fonte: Arquidiocese de Aparecida do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.