sábado, 1 de outubro de 2011

Entra em vigor hoje novo Documento do Papa favorecendo a "dispensa do Matrimônio" e o pedido de "nulidade de ordenação clerical"


  O Papa Bento XVI criou um novo departamento jurídico, na Santa Sé, que assumirá exclusivamente o julgamento dos processos de “dispensa do matrimônio” e a “declaração de nulidade” nas ordenações de diáconos, padres e bispos. Com esta decisão, o Papa pretende agilizar estes casos particulares e, ao mesmo tempo, fazer com que a Sagrada Liturgia seja melhor incrementada através dos trabalhos mais direcionados da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos que, antes, assumia também a competência de também cuidar dos casos citados.

  Nos casos de "matrimônio rato e não consumado” (casamento válido, porém não consumado e que pode ser dissolvido pelo Papa a pedido de ambas ou apenas de uma das partes, após julgamento), o novo departamento terá mais tempo e especialistas para se deter nestes processos. O mesmo se dará para os pedidos de "nulidade da ordenação clerical".
  A decisão entra em vigor hoje, e está apresentada na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio (por iniciativa papal) “Quaerit semper”, que insere o novo departamento no Supremo Tribunal da Rota Romana. Você pode acessar o Documento na íntegra no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.