segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vaticano tem novo "Presidente"


 O menor Estado do mundo tem um novo “Presidente”, trata-se do Arcebispo italiano Giuseppe Bertello. O Papa Bento XVI o nomeou neste último Sábado (3), para Presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e responsável máximo do Governo do território vaticano, incluídas as “Vilas Vaticanas”, as pequenas propriedades pertencentes ao Vaticano, fora do Vaticano.

  O antigo responsável era o Cardeal transalpino Dom Giovanni Lajolo que apresentou sua renúncia ao Papa quando dos seus 75 anos completados - limite máximo de idade para o exercício dos ofícios eclesiásticos previsto pelo Código de Direito Canônico (cân. 354). O novo Presidente, o Arcebispo Bertello passou os últimos 20 anos ligado à diplomacia da Santa Sé, tendo sido Núncio Apostólico em diversos países, como o México, Ruanda e, mais recentemente, Itália e São Marino, além de ter sido Observador da Santa Sé em outros tantos países, principalmente os africanos como Togo, Gana, Benin e Burundi. Dom Bertello nasceu em Foglizzo, a 1° de Outubro de 1942 (curiosamente esta será a data em que assumirá o seu cargo). Foi ordenado padre com apenas 24 anos de idade, em 29 de Junho de 1966 e sagrado Bispo a 17 de Outubro de 1987. Com esta nomeação, temos mais um Cardeal à vista, já que o encargo de Presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano é normalmente regido por um purpurado, junto a outros cardeais, somando sete. Isto significa, também, mais um “papável”, já que o Papa é eleito de dentro do Colégio de Cardeais. 
  O que faz o responsável pelo governo do Vaticano? Ele tem, sobretudo, o encargo de criar leis e regulamentos para o território do País, além de possuir a autoridade Executiva delegada pelo Papa, ou seja, governa todas as Instituições Vaticanas em nome do Sumo Pontífice; seu trabalho é de gestão. Eis alguns dos Departamentos que estão sob sua tutela: Corpo da Gendarmaria (polícia, bombeiros e seguranças), o “Observatório Romano” (jornal impresso diário), os Museus Vaticanos e o Ministério das Vilas Pontifícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.