segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hoje é Dia do Martírio de São João Batista


  Hoje a Igreja celebra a memória do martírio de São João Batista: “o maior dos profetas de Cristo”; diz o Papa em seu ensino: “ele foi capaz de negar a si mesmo para dar espaço para o Salvador, e sofreu e morreu pela verdade”. Segundo o Papa, São João Batista é para os cristãos a primeira figura de seguidor intrépido, primeira testemunha de Jesus, “porque a fé - enfatiza ele – nos chama a proclamar com clareza a verdade do Evangelho, sem medo e hesitação, nunca cedendo às influências do mundo”.

  “Como um autêntico profeta, João deu testemunho da verdade sem compactuações. Denunciou as transgressões dos Mandamentos de Deus, mesmo quando os protagonistas eram poderosos. Então, quando ele acusou Herodes e Herodíades de adultério, pagou com sua vida, selando com o martírio seu serviço a Cristo, que é a Verdade em Pessoa” (Angelus de 24 de Junho de 2007).
  “Os cristãos não procuram o martírio - continua o papa - mas eles estão prontos a dar a vida para permanecer fiéis ao Evangelho”. O que, então, é a marca do mártir cristão? “Devemos sempre enfatizar essa característica distintiva do martírio cristão: ele é exclusivamente um ato de amor para com Deus e os homens, incluindo os perseguidores. Então... nós oramos ao Senhor para nos ensinar a amar até os nossos inimigos”. (Angelus de 26 de Dezembro de 2007). O martírio cristão, disse Bento XVI, é fundado “sobre a morte de Jesus em seu sacrifício supremo de amor, consumado na cruz para que pudéssemos ter vida”. Para isso, a força para enfrentar o martírio nasceu “a partir da união íntima e profunda com Cristo, porque a vocação para o martírio e do martírio, não são o resultado do esforço humano, mas a resposta a uma iniciativa e a uma chamada de Deus; é um dom de Sua graça, o que torna capaz de oferecer a sua vida por amor a Cristo e à Igreja, e assim ao mundo” (Audiência Geral, 11 de Agosto de 2010).
  “Na história da Igreja, disse o Papa, sempre haverá perseguição: Muitas vezes, na verdade, ainda hoje ouvimos notícias de todo o mundo sobre missionários, sacerdotes, bispos, religiosos e fiéis leigos perseguidos, encarcerados, torturados, privados da liberdade ou impedidos de exercê-lo, porque são discípulos de Cristo e apóstolos do Evangelho; às vezes vão sofrer e morrer para continuarem em comunhão com a Igreja universal e sua fidelidade ao Papa”  (Angelus de 26 de Dezembro de 2007).
  “Perdoar os perpetradores e amar seus inimigos, essa é a revolução verdadeira do cristão. O cristão mártir, consegue a vitória do amor sobre o ódio e a morte. Nós oramos por aqueles que sofrem por causa da fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Maria, Rainha dos Mártires, nos ajude a ser testemunhas credíveis do Evangelho, respondendo aos inimigos com o poder de desarmar da verdade e da caridade” (Angelus de 26 de Dezembro de 2007).

Fonte: News Va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.