sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semana dos Namorados: Namorar pra quê? Pra preparar melhor o casamento


  O namoro é tempo de conhecimento, uma preparação para o casamento, é o tempo de ver o oculto do próximo e mostrar todos os defeitos e qualidades. É tempo de amizade e sonhos, de desafios, de conquista diária, é tempo de ter certeza daquele ou daquela que será metade de você pra vida inteira. É fácil perceber quando uma pessoa é certa pra você, se após um período do namoro vocês não possuem sonhos juntos e não planejam passarem juntos uma vida inteira, vale a pena repensar o sentido do compromisso de vocês. “Já ouvi alguém dizer, erradamente, que “o casamento é um tiro no escuro”; isto é, não se sabe onde vai acertar; não se sabe se vai dar certo. Isto acontece quando não há preparação para a união definitiva, quando não se leva a sério o amor pelo outro. Se o seu namoro for sério, seu casamento não será  um tiro no escuro, e nem uma roleta da sorte. O seu casamento vai começar num namoro. Por isso, não brinque com ele”.

  Porque é tão difícil hoje em dia falar sobre castidade no namoro? Quando algum casal manifesta sua vontade de viver em castidade ou até mesmo quando testemunham sua vivência de um namoro santo, as pessoas se espantam e na maioria das vezes ou duvidam ou fazem da situação motivo de zombação.  O namoro não é o tempo de se viver a vida sexual, para tudo em nossa vida tem um tempo certo e todas as coisas têm uma finalidade, ninguém usa um garfo para tomar uma sopa, pois não é apropriado, assim também o sexo quando usado indevidamente em um tempo que não é o certo, causa marcas que o tempo não apaga.  Felipe de Aquino é brilhante em nos dizer que “O sexo se vivido fora do seu sentido, estraga tudo. Qual o sentido do sexo? O sexo, no plano de Deus, tem duas dimensões, finalidades: “unitiva” e “procriativa”; elas se completam. Deus fez do casal humano “a nascente da vida” (Paulo VI); e assim deu ao homem a honra, a glória e a missão de gerar e educar os filhos.  Nenhuma outra missão é mais nobre do que esta”.
  Quantas pessoas precisam mudar os rumos de suas vidas, por uma gravidez não planejada, por uma situação constrangedora na família, precisando pular etapas, etapas essas que são essenciais para o ser humano, a adolescência e juventude são fases de conquistas, é preciso alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos, não que um filho, uma vida humana seja ruim, mas quando gerada da maneira correta, na hora certa, vem como um presente e verdadeira manifestação do amor de Deus em nossas vidas! “O namoro é o tempo de conhecer o coração do outro, e não o seu corpo; é o momento de explorar a sua alma, e não o seu físico”.
  “Um casal de namorados que souber aguardar à hora do casamento para viver a vida sexual, é um casal que exercitou o autocontrole das paixões e saberá ser fiel um ao outro na vida conjugal. Eu sei que o mundo lhe diz exatamente o contrário, pois ele não quer “entrar pela porta estreita” (Mt 7,14), mas que conduz à vida”. O casal que vive a castidade consegue estar muito mais em paz consigo mesmo, viver em castidade é vivenciar o verdadeiro amor pelo outro, é a certeza da fidelidade e do companheirismo pra sempre. Um namorado que respeita sua namorada e assume com ela um compromisso de santidade é um verdadeiro homem, pois ama verdadeiramente, pelo que ela é e não pelo que ela pode lhe proporcionar.
  “Peço que você faça esta experiência: veja quais são as famílias bem constituídas que você conhece; veja quais são os casamentos que estão estáveis, e verifique sob que bases eles foram construídos. Você verá que nasceram de casais de namorados que se respeitaram e não brincaram com a vida do outro”.
Fonte: Artigo de Juliane de Campos para o site tlc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.