quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dom José Francisco convoca a Igreja de Niterói para a abertura do Ano da Fé



A Arquidiocese de Niterói, atendendo a convocação expressa do papa Bento XVI, une-se nesta quinta-feira, 11 de outubro, às demais (arqui)dioceses do mundo inteiro para oficializar a abertura do Ano da Fé, proclamado pelo Sumo Pontífice, para marcar a passagem do cinquentenário de realização, em Roma, do Concílio Vaticano II, marco na caminhada evangelizadora, missionária e pastoral da Igreja imersa na sociedade contemporânea e pós-moderna – e ainda o 20º aniversário do novo Catecismo da Igreja Católica, aprovado pelo Beato Papa João Paulo II a 11 de outubro de 1992.

Dom José Francisco na Voz do Pastor e no documento entregue ao clero convocou a todos estarem unidos em oração na Catedral de São João Batista no centro da cidade de Niterói.

Assim, este Ano da Fé, justamente na data em que 50 anos atrás o papa João XXIII presidia a histórica sessão inaugural do Vaticano II, até o domingo da festa litúrgica em honra de Cristo Rei, no final de novembro de 2013, pretende, como bem tem definido Bento XVI em seus documentos pontifícios dos últimos meses conclamando a sua realização, “reavivar em toda a Igreja uma de suas dimensões fundamentais, que é a fé”. E não haveria tempo mais propício para isso que a ocorrência do cinquentenário da abertura desta assembleia conciliar, o Vaticano II, que certamente “foi um marco na história recente da Igreja, dando a Ela uma nova fisionomia e apresentando-a ao mundo como sinal de esperança”.

A missa solene de abertura deste Ano da Fé em Niterói está marcada para as 19 horas, na igreja da Catedral Metropolitana de São João Batista (Centro). Será celebrada sob a presidência do Arcebispo metropolitano Dom José Francisco, com a participação de sacerdotes que atuam pastoralmente na cidade e na região.

Fonte: Arquidiocese de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.