quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Diocese de Duque de Caxias saúda seu novo bispo


O Papa Bento XVI nomeou hoje o novo bispo de Duque de Caxias e São João de Meriti, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, que era bispo de Divinópolis, Minas Gerais. Dom Tarcisio exerceu o ministério sacerdotal na Arquidiocese de Niterói, onde foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1978, e eleito bispo de Divinópolis em 11 fevereiro de 2009. Seu lema é: “Spe salvi” (Salvos na esperança).


Ele substitui Dom José Francisco Rezende Dias, que foi transferido pelo Papa Bento XVI da Diocese de Duque de Caxias para ser Arcebispo de Niterói.

O anúncio da Nomeação foi feito esta manhã pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, ao vivo pela Rádio Catedral, estando presente o padre Renato Gentile, administrador diocesano de Caxias, e padre Daniel Felix, diretor do jornal Pilar.

Currículo

Natural de Niterói (RJ), nasceu em 27 de fevereiro de 1954. Fez seus estudos no Seminário Menor da Arquidiocese de Niterói. Em 1972, ingressou no seminário Maior da mesma arquidiocese e cursou filosofia na Escola Teológica da Congregação Beneditina. Iniciou a teologia no Seminário Maior São José, da arquidiocese de Mariana (MG), concluindo o curso na Escola dos Beneditinos em 1978. Em Roma, de1985 a1992, fez bacharelado, mestrado e doutoradoem Teologia Sistemáticano Centrum Academicum Romanum Sanctae Crucis.

Na arquidiocese de Niterói, foi pároco das paróquias de São Domingos, em Niterói; Nossa Senhora de Nazaré, em Saquarema; Nossa Senhora da Conceição, em Ilha da Conceição e Nossa Senhora de Fátima, da Venda da Cruz. Foi também vigário episcopal do Vicariato Norte da arquidiocese de Niterói.

Além disso, foi vice-reitor, diretor espiritual e ecônomo do Seminário da arquidiocese; pró-vigário geral; membro do Conselho Presbiteral, da Comissão Regional dos Presbíteros; sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas e da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil. Foi professor na Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Instituto Filosófico e Teológico da diocese de Nova Friburgo.

Arcebispo do Rio transmite a saúdação do Regional Leste 1 para o novo Bispo Diocesano de Caxias

Dom Orani Tempesta anúncia a nomeação de Dom Tarcisio nos estúdios da Rádio Catedral na Arquidiocese do Rio

“Ao iniciar o mês vocacional e no dia do Bispo e Doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório cumprimento à Diocese de Duque de Caxias, seu administrador, seu clero, seu povo.

Ao anunciar hoje, junto com o Pe. Renato Gentile, Administrador Diocesano de Duque de Caxias, o novo Bispo pudemos cumprimentá-lo por telefone e dizer da acolhida, tanto da sua Diocese de Duque de Caxias como de nossa Província Eclesiástica, assim como de todo o Regional Leste1 aeste nosso irmão que vem para servir a esta Igreja.

A chegada de um novo Bispo para uma Diocese sempre é um novo momento e uma alegria. Sabemos que sempre se renovam as esperanças e se dá continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. A nossa região metropolitana do Rio de Janeiro sente-se feliz com essa nomeação e reza para que possamos juntos ter grandes iniciativas para o bem da nossa missão evangelizadora.

Além dos planos da Diocese de Duque de Caixas, D. Tarcísio chega também no momento em que na Igreja estamos iniciando o ano da fé e aqui em nossa região a Jornada Mundial da Juventude.

Rezamos pela nova missão e desejamos boas vindas ao nosso caro irmão em nome do Regional Leste 1 e de nossa Província Eclesiástica.

Que o Senhor lhe dê muitas luzes e muitas alegrias no pastoreio do seu rebanho.”

Rio de Janeiro, 1 de agosto de 2012.

 D. Orani João Tempesta, O. Cist.

Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 1

Arcebispo do Rio de Janeiro

Fonte: CNBB Regional Leste 1 - cnbbleste1.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.