sábado, 3 de março de 2012

O que é correção fraterna?

  A correção fraterna é um ato de caridade e uma das muitas maneiras de mostrar preocupação pela saúde espiritual dos outros. Apesar de ser uma prática que remonta à época de Cristo, foi bastante esquecida nos últimos tempos.

  Indicar as faltas do nosso próximo pode ser um grande serviço, mas somente quando o fazemos por amor e com o desejo de ajudá-lo a “seguir mais retamente o caminho do Senhor”. Além disso, antes de mostrar as faltas dos outros, é preciso garantir que estamos preparados para deixar que eles nos corrijam também.
  Em uma cultura relativista, a “correção fraterna” pode parecer um julgamento. Mas, de fato, estamos chamados a julgar os atos, ainda que só Deus possa julgar as pessoas. Devemos reconhecer que nem todas as escolhas são boas, e a correção fraterna deveria ser uma consequência dessa percepção.
  Quando Cristo pede aos fiéis que pratiquem a correção fraterna, Ele oferece um procedimento particular a seguir. Analisando as recomendações de Jesus, podemos ver que essa correção fraterna insere-se no contexto geral dos ensinamentos da Igreja e inclusive em sua doutrina social.


Fonte: Portal Aletéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.