segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Homilia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


  Neste primeiro dia do novo ano, nossos olhos se voltam para Maria, chamada “Mãe de Deus”, pois gerou em seu ventre o “Deus conosco Emanuel”. A Mãe de Deus é também “Mãe dos homens”, é nossa Mãe e deseja trazer à nossa vida, ao nosso coração um grande presente: o dom da paz. Hoje também é o Dia Mundial da Paz, dia de refletir sobre o que significa este dom e dia de rezar e implorar por esta paz. O que é a paz? Quem nos dá a paz? Como podemos adquiri-la e promovê-la?

  A Palavra de Deus nos inspirou dizendo que a paz é fruto da bênção. A chamada “bênção sacerdotal de Moisés” que ouvimos na leitura primeira nos indicou exatamente isso: Deus nos abençoa e sua bênção nos traz muitos frutos como a proteção, a compaixão, mas sobretudo, nos traz o dom da paz. Então o que é a paz? É estar na bênção de Deus; se estamos distantes d’Ele e longe de sua mão, é difícil encontrarmos a paz.
  A paz não vem de contratos humanos, de fugas da realidade, de uma vida estável economicamente. A paz vem de Deus! Só Deus pode nos dar! Na Carta aos Gálatas, São Paulo nos disse que Deus nos enviou seu Filho, nascido de uma Mulher, para ser nossa ponte entre a Terra e o Céu. Esta Mulher é Maria e ela se torna instrumento da paz, instrumento pelo qual o Pai nos visitou em seu Filho. Maria não levanta barreiras diante de Deus, diante de seus projetos, mas abre caminho para Deus agir.
  Se queremos adquirir a paz, devemos seguir este modelo mariano: deixar Deus agir, deixar Ele falar, aproximar-se do Senhor, receber sua bênção, deixar-se tocar por suas mãos poderosas. A mão do Senhor tocou Maria e ela foi engrandecida; a mão do Senhor abençoou a Maria e ela se encheu do Espírito Santo; a mão do Senhor conduziu a Maria e ela foi levada à alegria eterna do Céu; a mão do Senhor sustentou a Maria e ela foi protegida de todo o mal e de todo pecado. Tudo isso pode acontecer conosco, se nos deixarmos tocar pelas mãos de Deus. E como? Sendo filhos de Deus, não escravos – como nos lembrou São Paulo. Ser filho é ser herdeiro das bênçãos de Deus; ser escravo, é não só não ter a bênção do Senhor, mas também viver sob as amarras do mal.
  No Evangelho de Lucas, vimos o segredo de Maria para se conseguir a paz de Deus: guardar todos os fatos da vida e meditá-los no coração. Vivemos num mundo barulhento e cheio de correrias. Não se dá tempo à oração nem à meditação. Quantos católicos dedicam um tempo específico de oração todos os dias? Quantos fazem meditação sobre as coisas da vida? A tentação do homem moderno é não pensar nas coisas, não parar para meditar e rezar. A tentação é falar, responder, agir, reclamar, esbravejar, chorar, gritar, perder a paciência e correr para o mais fácil e o mais cômodo. O exemplo da Mãe de Deus e dos homens é outro: guardar e meditar; não guardar e se magoar, mas guardar e iluminar pela oração em Deus. Quantos problemas resolveríamos, quantas angústias seriam dissipadas se antes de nos desesperar, fôssemos diante do sacrário, corrêssemos para o colo de Deus, nos dedicássemos a conversar com o Senhor e a escutá-Lo na oração?
  Nesta Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz - como é costume - o Papa dedica a todo o mundo uma mensagem especial. Neste ano, o tema de sua Mensagem é “Educar os jovens para a justiça e a paz”. Nela, o Papa Bento XVI nos diz que a educação é uma aventura fascinante e difícil na vida e que cabe aos pais, serem os primeiros educadores dos filhos. Segundo o Papa, hoje a educação está voltada muitas vezes para o bem econômico e social e se deixa de lado, a educação do caráter, para a verdade e para a religião. Os pais, diz o Papa, não devem desanimar na dura tarefa da educação para a vida. Depois dos pais outras instituições podem colaborar nesta tarefa. É necessário educar as novas gerações para que sejam pacíficas e pensem no bem comum.
  Falando aos jovens de maneira particular, o Papa disse: “Não tenhais medo de vos empenhar, de enfrentar a fadiga e o sacrifício, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação.” De fato, se a juventude buscar os valores verdadeiros e sólidos, não se decepcionará em seu coração e em sua vida.
  Peçamos a Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe no começo deste ano e nos dê muitas graças para o decorrer destes dias. Que ela, como Mãe e esposa, abençoe todas as famílias e ajude, com sua preciosa sabedoria, na obra de educação dos filhos para que sejam, no presente e no futuro, promotores da justiça e da paz. Amém.

Um comentário:

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.