terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Hoje é Dia do "Nome de Jesus"


  Celebramos hoje a memória do Santíssimo Nome de Jesus, uma devoção que se desenvolveu lentamente ao longo da história da Igreja até ao século XII, atingindo o seu auge no século XV, e que se funda nas próprias palavras de Jesus, no mandamento de pedirmos ao Pai do céu o que necessitamos por intermédio do seu nome.

  A leitura da Primeira Carta de São João, da liturgia da Palavra de hoje, dá-nos um exemplo da importância do nome de Jesus e assim podemos ler: “é este o seu mandamento, acreditar no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e amarmo-nos uns aos outros”.
  Nos Atos dos Apóstolos encontramos várias situações em que os discípulos atuam fazendo fé no nome de Jesus, fundando a sua ação nesse nome, no mandamento que o Senhor lhes tinha dado de fazerem uso do seu nome. Assim quando Pedro e João são apresentados perante o sinédrio por terem curado um paralítico Pedro defende-se dizendo que o fez em nome de Jesus, nome ao qual se dobram todos os joelhos no céu e na terra.
  Esta fé e confiança no nome de Jesus expandiu-se com a própria Igreja e assim vamos encontrá-lo na liturgia primitiva, na celebração dos sacramentos, nos exorcismos e nas recomendações espirituais para o combate contra o maligno e as tentações. É de São João Clímaco, século VII, este conselho: “quando fores para lugares que temes e te amedrontam não saias mais que armado com a oração; quando chegares ao local, estende as mãos e esmaga os inimigos com o nome de Jesus, pois não há nem na terra nem no céu arma mais forte”.
  No século XI, Santo Anselmo dá uma nova entoação ao apelo pelo nome de Jesus envolvendo-o numa dimensão amorosa que São Bernardo no século XII vai desenvolver comentando-o no Sermão 15 sobre o Cântico dos Cânticos, entre outros, desta forma: “O nome de Jesus não é somente luz, é também alimento. Não te sentes reconfortado sempre que o recordas? Há alguma coisa que sacie mais o espírito daquele que nele medita? Ou que possa reparar tanto as forças perdidas, fortalecer as virtudes, incrementar os hábitos bons e honestos, fomentar os afetos castos? Todo o alimento é desabrido se não se condimenta com este azeite, insípido se não se tempera com este sal. O que escrevas me saberá a nada se não encontro o nome de Jesus. Se nas tuas controvérsias e dissertações não ressoa o nome de Jesus nada me dizem. Jesus é mel na boca, melodia no ouvido, júbilo no coração.”
  No século XIII serão as ordens mendicantes, franciscanos e dominicanos a difundirem esta devoção do nome de Jesus, transpondo-a para fora dos muros dos claustros. Depois da celebração do Concilio de Lyon, em 1274, o Papa Gregório X, pedirá numa carta ao Mestre da Ordem frei João de Vercelis, datada de 20 de Setembro desse mesmo ano, ainda antes da publicação do decreto sobre a veneração do nome de Jesus, que os dominicanos dêem execução particular a esse decreto através da veneração do Santíssimo Nome de Jesus em todos os conventos da Ordem.
  É desta forma que surgem os altares e capelas dedicadas ao nome de Jesus, as confrarias e irmandades e até algumas práticas rituais, alguns gestos de veneração como a inclinação ao nome de Jesus e a procissão pelo claustro no segundo domingo de cada mês. É também neste espírito e devoção que o beato Henrique Suzo fará gravar sobre o seu coração as letras IHS como sinal de pertença e intima fusão com Aquele cujo nome transporta, fazendo suas as palavras do Cântico dos Cânticos “grava-me como um selo em teu coração”.
  Perante estes exemplos e num momento em que a devoção ao nome de Jesus, a fé no seu poder parece insignificante, cabe-nos recuperá-la e usá-la para fazer face aos desafios que cada dia se nos colocam no combate da fé e na fidelidade ao seguimento de Jesus.

Fonte: Vitae Fratrum Ordinis Praedicatorum

2 comentários:

  1. Padrezinho,
    Sua bênção!
    Saudade...

    Que belo este artigo!
    "Jesus é mel na boca, melodia no ouvido, júbilo no coração."
    Quero neste novo ano, cada vez mais, unir-me a este Nome Santo e também pedir: Jesus, "põe-me como um selo sobre o Teu coração."

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bateu uma preguicinha de ler o texto, mas quando vi q a Micka o leu e comentou, me animei a ler tbm... e valeu à pena!

    ♪ "Nada poderá me abalar! Nada poderá me derrotar! Pois minha força e vitória tem um NOME E É JESUS!" ♫

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.