domingo, 4 de dezembro de 2011

Homilia do 2° Domingo do Advento: Preparai os caminhos do Senhor


  Neste 2° Domingo do Advento, a voz de dois profetas coincidem e se encontram: a de Isaías no Antigo Testamento e a de João Batista, no Novo Testamento; ambos anunciam a vinda do Senhor, ambos anunciam a conversão para receber esse Senhor. Isaías profetiza, mas somente entrevê; João Batista profetiza e vê, tem a graça de ser testemunha da chegada do Messias.

  Qual é a preocupação de João Batista? Em quê está ele devotado? O que deseja das pessoas ao seu redor? Para todas essas questões a resposta é uma só: a conversão dos homens para Deus! Esta é a sua maior preocupação; toda a sua vida foi dedicada a isto; este foi seu apelo a todos os que encontrava: reis, rainhas, governadores, homens e mulheres comuns, todos, sem exceção, deveriam deixar em seus corações um caminho livre para o Senhor.
  Bem diferente de João Batista, são muitos homens e mulheres de hoje. Suas preocupações giram em torno do material, daquilo que podem ter ou usufruir. Pensam mais no corpo que no espírito. Perdem toda a sua vida por aquilo que passa, por aquilo que é importante no mundo. Fazem uso dos dons que Deus lhes concedeu não para buscar o amor de Deus e o bem e a justiça no meio dos homens, mas para benefício próprio, por amor egoísta ou por vaidade. O que diriam essas pessoas orgulhosas e gananciosas diante da simplicidade de João Batista? Como se comportariam essas pessoas arrogantes e mentirosas diante da pregação do Batista? Para onde olhariam essas pessoas falsas e sabotadoras ao se depararem com a figura verdadeira e séria do Precursor?
  E, não obstante essa sua santidade, São João não quis luzes para si, mas reconheceu sua indignidade e impotência: Só Deus é o Forte, só Deus é o Digno, só Ele é Grande e pode nos dar o Espírito Santo. O que deveríamos querer nesta meditação? Deveríamos querer, como João Batista, preparar os caminhos do Senhor através da conversão. Converter-se a Deus é voltar-se para Ele e não para as criaturas, aplainar as veredas, isto é, retirar o excesso, jogar fora o “entulho” da nossa alma, fazer-se humilde, deixar a passagem livre para a vontade de Deus em nossa vida. Para tanto, o caminho certo e único é confessar nossos pecados e reorganizar nosso modo de proceder.
  A confissão sacramental não se faz apenas diante de um peso maior na consciência, quando se peca gravemente, mas é um meio eficaz de pôr-se na vontade Deus, de converter o coração e de manter-se sempre dizendo “sim” à graça e “não” ao pecado. Confessar-se frequentemente é um dever do cristão e uma necessidade da alma. Reconhecer-se pecador e ter coragem de abandonar o pecado, é uma das grandes dádivas que devemos pedir a Deus.
  Abracemos hoje o convite de João Batista; ponhamos abaixo tudo o que impede de ver e seguir o Senhor. Deixemo-nos tocar por seu amor! Confessemos nossas culpas, abandonemos a vida de maldade. Que o Senhor tenha piedade de nós e nos ajude a nos reconciliar com Ele enquanto há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.