segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Oração do Angelus: Diz o Papa "Nossa vida orientada para o Rosto de Deus"


  O ano litúrgico começa com o Tempo do Advento: tempo maravilhoso em que despertamos os nossos corações para o retorno esperado de Cristo e para a memória de sua primeira vinda, quando despojado de sua glória divina para assumir a nossa carne mortal.

  "Vigiai". Este é o chamado de Jesus no Evangelho de hoje. Dirige-se não só aos seus discípulos, mas para todos: "Vigiai!". É uma recordação salutar para nos lembrar de que a vida não é apenas a dimensão terrena, mas está ansiosa por um "bem", aberta para o céu. (...) cada um de nós será chamado a prestar contas de como viveu, como usou suas habilidades (...).
  Isaías, o profeta do Advento, recordou-nos hoje, com uma oração sincera, as falhas do seu povo e em um ponto diz: "Ninguém chamou o seu nome, ninguém (...), porque escondeste Seu rosto de nós, colocou em nossas mãos nossas iniquidades". Como não ficar impressionado com essa descrição? Parece refletir certos pontos de vista das cidades pós-modernas, onde a vida se torna anônima e horizontal, em que Deus parece ausente e o homem senhor de si, como se fosse o criador e diretor de tudo: da construção, do emprego, economia, transportes, ciência, da tecnologia, tudo parece depender somente do homem. O tempo do Advento é um lembrete de que a cada ano, a nossa vida encontra a sua orientação correta para o rosto de Deus; Ele não é um "mestre", mas um Pai e um amigo. Com a Virgem Maria para nos guiar no caminho do Advento, façamos nossas as palavras do profeta: "Senhor, tu és nosso Pai, somos barro e tu o que nos molda, todos nós somos obras das tuas mãos" (Isaías 64,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.