domingo, 23 de outubro de 2011

Como posso discernir se uma visão é um problema psiquiátrico ou demoníaco?


  O tempo é o melhor meio para discernir se algo é um problema psiquiátrico ou devido à ação do diabo; se uma visão, locução ou qualquer coisa que parece extraordinária for uma doença mental, desenvolverá inevitavelmente. As psicoses tendem a crescer. Elas não permanecem estacionárias, nem do mesmo modo. Quando alguém se refere a um caso de visões e um teólogo é convidado a discernir sobre o assunto, na grande maioria dos casos, é absolutamente impossível que ele o defina com precisão. No entanto, após alguns meses, até mesmo os casos mais obscuros tornam-se claros.
 
  Por exemplo, se um penitente se ajoelha no confessionário e diz ao confessor que a Santíssima Virgem lhe disse em voz alta que ela o ama e que ele tem que ser bom, o padre não pode saber se essa pessoa teve uma alucinação ou uma locução . Provavelmente, mesmo o mais experiente teólogo do mundo não seria capaz de o saber. Mas se o sacerdote ouve as confissões deste penitente por um ano, ou até menos, as coisas vão se tornar cada vez mais claras. Se o penitente tem uma doença mental, a doença tende a crescer com o tempo e ele vai estar dizendo que a Virgem tem revelado mais e mais coisas a ele, coisas cada vez mais estranhas e desconhecidas. Com o tempo, essa pessoa pode tornar-se mais sensata e honesta ou mais perturbada e inconstante. Neste ponto a doença será clara não só ao confessor, mas também para toda a família, já que a natureza absurda e ilógica das alucinações tende a crescer, devido à doença. No entanto, também o sobrenatural poderá ser mais realçado, sobretudo pela vivência de virtudes e união ao sagrado. 
  Quanto às influências demoníacas, os passos do discernimento também serão os mesmos: deve-se primeiro seguir todos os caminhos da psiquiatria para depois nos perguntarmos quem ou o quê, é o agente das doenças, das alucinações e outros fenômenos. Pode-se seguir o seguinte: nunca se deduza problemas como advindos de um transtorno psíquico nem de uma ação diabólica, antes que ambas as ciências, a psiquiatria e a teologia, estudem juntas, o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.