quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hoje é Dia de Santa Clara de Assis


  Santa Clara, nasceu em Assis, na Itália, filha de  pais ricos e piedosos. O nome de Clara foi-lhe dado em virtude de  uma voz misteriosa que a mãe Hortulana ouviu, quando, antes de dar à luz a filha, fazia fervorosas orações diante de um crucifixo.  “Nada temas! – disse aquela  voz – o fruto de teu ventre será um grande lume, que iluminará o mundo todo”.  Desde pequena,  Clara era em tudo bem diferente das companheiras.  Quando meninas dessa idade costumam achar agrado nos brinquedos e bem cedo revelam também qualidades  pouco apreciáveis,  Clara fazia exceção à regra.  O seu prazer era rezar, fazer caridade e  penitência.  Aborrecia a vaidade e  as  exibições  e tinha aversão declarada aos divertimentos profanos.

  Vivia naquele  tempo o grande Patriarca de Assis. São Francisco. A este se dirigiu Santa Clara, comunicando-lhe o grande desejo que tinha de abandonar o mundo, fazer o voto de castidade e  levar uma vida da mais perfeita pobreza. São Francisco reconheceu em Clara uma eleita de Deus e animou-a a persistir nas piedosas aspirações. Depois de ter examinado e sujeitado a duras provas o espírito da jovem,  aconselhou-lhe abandonar a casa paterna e tomar o hábito de religiosa. Foi num Domingo de Ramos, que Clara executou este plano, dirigindo-se à Igreja de Porciúncula, onde São Francisco lhe cortou os cabelos e  lhe deu o hábito de penitência.  Clara contava apenas 18 anos, quando disse adeus ao mundo e  entrou  para o convento das Beneditinas de Assis. 
  O procedimento estranho de Clara, provocou os mais veementes protestos dos pais e parentes, que tudo tentaram, para tirar a jovem do convento. Clara opôs-lhes firme resistência. Indo à Igreja, segurou-se ao altar e com a outra mão, mostrou aos pais a cabeleira cortada e disse-lhes: “Deveis saber que não quero outro esposo, senão a Jesus Cristo. A este escolhi e  não mais o deixarei”.  Clara tinha uma irmã mais moça, de quatorze anos, de nome Inês. Esta, não suportando a separação e  animada por Clara, poucos dias depois, abandonou também a casa e entrou para o convento onde Clara estava.  Com este gesto não se conformaram os parentes.  Ao convento,  foram  no intuito de obrigar a jovem a  voltar trazê-la à viva força para casa, fosse qual fosse  a resistência  que  encontrariam.
  A resistência realmente foi,  tão resoluta da parte de Inês,  que tiveram de desistir das suas tentativas.  Também a ela  São Francisco deu o hábito religioso. Apenas provisória podia  ser a estada das duas irmãs no convento das Beneditinas. Francisco havia de dar, pois,  providências para colocá-la  em outra parte.
  Adquiriu a  igreja de São Damião e  uma casa contígua para  as novas religiosas, às quais,  logo se associaram a outras companheiras. Sob a direção de Clara, formaram estas a primeira  comunidade que, desenvolvendo-se cada vez mais, tomou a forma de  nova Ordem religiosa.  Esta Ordem, de origem tão humilde, tornou-se celebérrima na  Igreja Católica, a que deu muitas  santas e muito trabalhou e trabalha pelo  engrandecimento do reino de Cristo sobre a terra.  Obedecendo à Ordem de  São Francisco, Clara aceitou o cargo de superiora, e exerceu-o durante quarenta e dois anos. Deu à Ordem regras severas sobre a observância da pobreza. Uma oferta de bens imóveis, feita pelo Papa, Clara respeitosamente a recusou. Não só na observação da pobreza, como também na prática de outras virtudes, Clara era modelo exemplaríssimo para as  suas filhas espirituais. Grande lhe foi a satisfação, quando da própria mãe e de outras parentas recebeu o pedido de  admissão na Ordem. Além destas, entraram três fidalgas da casa Ubaldini na nova Ordem das Clarissas. Julgaram  maior honra associar-se à pobreza de Clara do que viver no meio dos  prazeres dum mundo enganador. 
  Na prática da penitência  e  mortificação, Clara era de tanto rigor, que seu exemplo podia servir  mais de admiração do  que de imitação. O próprio São Francisco aconselhou-lhe  que usasse de  moderação, porque do modo de que vivia e martirizava o corpo, era de recear que não pudesse  ter longa vida. 
  Severíssima para consigo,  era inexcedível na caridade  para com o próximo. Seu maior prazer  era servir aos enfermos. Uma das virtudes que se lhe observava, era o grande  amor   ao Santíssimo Sacramento. Horas inteiras do dia e  da noite, passava  nos degraus do altar.  O SS. Sacramento era seu refúgio, em todos os perigos e dificuldades. 
  Aconteceu que a cidade de Assis fosse assediada pelos  sarracenos que, a serviço do Imperador Frederico II, inquietavam a Itália. Os guerreiros tinham já galgado o muro, justamente onde estava o convento das clarissas. A superiora, enferma, guardava o leito.  Tendo  notícia da invasão dos bárbaros no convento, Clara levantou-se e, ajudada pelas filhas, dirigiu-se ao altar do SS. Sacramento, tomou nas mãos  a Sagrada Hóstia e assim,  munida de Nosso Senhor,  dirigiu-lhe o seguinte  apelo em voz  alta: “Quereis, Senhor,  entregar aos infiéis estas  vossas  servas  indefesas que nutris com Vosso amor?  Vinde em  socorro de  vossas servas, pois não as posso proteger.”  Ditas estas palavras,  ouviu-se distintamente uma voz dizer: “Serei vossa proteção  hoje e sempre”. Os fatos provaram  que  não se tratava  de coisa imaginária. Dos sarracenos apoderou-se um pânico inexplicável;  grande parte deles  fugiu às pressas;  alguns,  que já haviam galgado o cimo do muro, caíram para trás. Foi visivelmente a devoção de Santa Clara ao SS. Sacramento, que salvara o convento e a cidade, do assalto do inimigo.  Outros muitos milagres fez  Deus por intermédio de  sua  serva, que a  estreiteza de espaço não nos permite narrar. 
 Clara contava sessenta anos, dos  quais  passara  28 anos  sofrendo grandes  enfermidades.   Por maiores que lhe fossem as  dores, nenhuma queixa lhe saía da boca. Na meditação da sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor achava o maior alívio. “Como passa  bem depressa  a noite, dizia,  ocupando-me com a Paixão de Nosso Senhor”. Em outra ocasião, disse: “Homem haverá que se queixe, vendo a  Jesus derramar todo o seu sangue na Cruz?  Sentindo a  proximidade da  morte,  recebeu os Santos Sacramentos e  teve a satisfação de  receber a visita do Papa Inocêncio IV, que lhe concedeu uma indulgência plenária. Quase  agonizante, disse ainda estas palavras:  “ Nada temas, minha  alma;  tens boa companhia na tua passagem  para a eternidade. Vai em paz, porque Aquele que te criou, te santificou, te guardou como a mãe ao filho, e te amou com grande ternura.  Vós, porém,  meu Senhor e meu Criador, sede  louvado e bendito”.  Esta visão lhe apareceram muitas virgens, entre as quais  uma de extraordinária beleza, que lhe vieram ao encontro para levá-la ao céu.  Santa Clara morreu em 12 de agosto de 1253, mais em conseqüência do amor divino, do que da doença  que a martirizava.  Foi em atenção aos  grandes e numerosos milagres que se lhe observaram no túmulo, que o Papa Alexandre IX, dois anos depois,  a canonizou.
Reflexões:
“Haverá quem se queixe, vendo a  Jesus Cristo na cruz,  coberto de  sangue?”
  A meditação da Sagrada Paixão e Morte de  Jesus Cristo,  dava  força  à Santa clara, para sofrer  com paciência as  dores  da doença.  A mesma meditação produziria em ti o mesmo efeito, se em teus  sofrimentos te quisesses  lembrar das dores que  Jesus Cristo sofreu por amor.   Jesus  era  inocente e sofreu mais  que um homem jamais  sofreu e poderá sofrer.   Tu, que não és inocente,  nada queres sofrer? Jesus aceitou a cruz e a dor; e da boca não lhe saiu uma palavra de queixa. Não deverás imitar também este exemplo de teu Salvador?  Considerações desta espécie,  nos dias do sofrimento, fazem milagres.  “Quem se  lembra da Sagrada Paixão de Jesus Cristo, sofre tudo com paciência, por  mais doloroso que seja”,  diz  São Gregório. 
  Santa Clara teve uma grande  devoção ao Santíssimo Sacramento. Aos pés do altar, procurava e achava alívio, consolação e auxílio. Se tivesses devoção igual a Jesus Eucarístico, os mesmos efeitos  poderias  experimentar.  Se Nosso Senhor  andasse entre nós, como andou na terra da Palestina, cheio de confiança  a Ele  te dirigirias , certo de alcançar de  sua bondade  o que desejasses.  Que diz a nossa  doutrina dobre o Santíssimo Sacramento? Não é  real  a presença de Jesus  Cristo na Hóstia consagrada?  Pois se é esta a tua fé, porque te portas como se não acreditasses nesta verdade?  Se está presente no Santíssimo Sacramento,   então é o mesmo que fez ressuscitar o mancebo de Naim,  a  filha de Jairo e  Lázaro.  Se Jesus  está no Santíssimo Sacramento, então entre Ele  e  Aquele que  fez  a  multiplicação dos pães, não há diferença nenhuma. Não deve, portanto, ser outra a tua fé. Porque não procuras Jesus no Santíssimo Sacramento, quando a tua alma se  vê  atribulada, quando a dor te oprime o coração? Se aos homens abres o coração e em suas  palavras buscas  consolo e conforto, porque não fazes  a Jesus tuas confidências?  Procura o Santíssimo Sacramento, aviva tua fé neste mistério da nossa Religião e, como Santa Clara, encontrarás quem te console, proteja e defenda. 
Corpo de Santa Clara
  "No dia 6 de agosto de 1850 recebem autorização do governo civil para a exumação. No dia 23 do mesmo mês, em silêncio e sempre à noite, os trabalhos começam acompanhados pelo vigário episcopal Luigi Alexandri, do Delegado para os Religiosos Pe. Giuseppe Morichelli, e o especialista em escavações Marco Rondini. Oito dias depois encontravam o túmulo onde o corpo da santa fora depositado há 6 séculos. No dia 23 de setembro, com a presença do Bispo de Perugia, Giocecchino Pecci (futuro Papa Leão XIII), o químico Purgotti, o arqueólogo Antonini e o diretor do arquivo municipal de Assis Paolo Cesini abriram o sarcófago. Não havia nenhuma inscrição junto com os restos mortais. O corpo de Clara tinha o fino semblante intacto, a pele estava sombria e bem colada aos ossos. Uma coroa de honra feita no século XIII estava perfeita. Os ramos de tomilho que enfeitavam o corpo permaneciam conservados. O corpo todo estava em estado de esqueleto na disposição normal dos ossos. A cabeça inclinada sobre o ombro esquerdo, o braço esquerdo sobre o peito e o direito estendido ao longo do corpo. Um fio de pó branco recobria o esqueleto. O corpo foi erguido e colocado num relicário. Uma grande relíquia foi mandada a Roma.
  Um Tríduo foi celebrado em ação de graças nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, depois que a urna foi aberta uma outra vez para recobrir os ossos da Santa e lhes dar a aparência de um corpo. Tinham sido envoltos anteriormente por uma camada de algodão. A túnica parda, a cobertura da cabeça branca e o véu preto foram confeccionados por algumas senhoras desconhecidas de Assis. Colocou-se sobre a cabeça uma coroa de flores. A urna foi então fechada e ornamentada para a procissão solene que teve lugar na tarde de 29 de setembro". 
  O corpo de Clara que está hoje na basílica foi mais uma vez restaurado. De 17 de novembro de 1986 até 12 de abril de 1987 um paciente trabalho foi feito para tirar do corpo da Santa um estado de viscosa umidade, devido ao clima e aos longos anos que criaram a decomposição das partes extremas, em particular as falanges e os dedos dos pés. Quando examinaram o corpo, ele mantinha a mesma posição deixada em 1850. Todo ele foi recomposto e restaurado com tela, gesso, esmalte e silicone. A equipe que trabalhou foi esta: Gianfranco Nolli (egiptólogo), Maria Venturi (ortopedista), Gabrielle Nazareno (químico), Massimo Benedettucci (escultor) acompanhados da Abadessa Madre Clara Lucia Canova e Frei Giovanni Boccalli, Provincial de Assis. Recompuseram o corpo e o rosto segundo os documentos da época".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.