quarta-feira, 15 de agosto de 2012

De onde vieram os símbolos da JMJ?



Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude! Os símbolos da JMJ já passaram por inúmeras dioceses e até o ano que vem terão passado por todo o Brasil e alguns países vizinhos. Mas você conhece a história deles? 
A Cruz

Na Páscoa de 1984, João Paulo II entregou a Cruz aos jovens durante as comemorações do Ano Jubilar da Juventude, no final do Ano Santo da Redenção. Cerca de 300 mil jovens de todo o mundo lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, naquele que foi chamado de Festival da Esperança de 1984. A mensagem de João Paulo II ficou eternizada.

“Caros Jovens, ao final do Ano Santo entrego a vocês o sinal deste ano jubilar: a Cruz de Cristo. Levem-na ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus para a humanidade e anunciem a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção", disse João Paulo II.

Um ano depois, as Nações Unidas declararam 1985 Ano Internacional da Juventude. O texto original da mensagem do Papa João Paulo II também vai por onde a Cruz passa. As palavras estão escritas numa placa que está fixada na parte inferior da Cruz. 

O Ícone de Nossa Senhora

Em 13 de abril de 2003, durante a Oração Mariana do Angelus, em Roma, o Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora.

“Á delegação alemã, confio hoje também o Ícone de Maria. De agora em diante, junto com a Cruz, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude. Será o sinal da presença materna de Maria ao lado dos jovens, chamados, como o Apóstolo João, a recebe-la em suas vidas”.

O Ícone de Maria é uma cópia da “Salus Populi Romani”, um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior, muito venerada pelos romanos e também pelo Papa Bento XVI.

Para saber onde estão em tempo real os ícones da Jornada Mundial da Juventude, acesse o portal rio2013.com.

Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.