segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mês de Agosto, Mês das Vocações: qual o teu Caminho?


  No início do Mês vocacional, apresento aos nossos leitores, um belo texto do arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto sobre vocação. Que possamos meditar nestas palavras, pensar no caminho que Deus nos chama a percorrer e dizer "sim" à vontade do Senhor. Rezemos também por todos os que já se encontram em sua vocações!

  Agosto é um mês privilegiado, porque é dedicado à vocação sacerdotal, diaconal, familiar, religiosa e leiga. 
  DIA DO PADRE - No primeiro domingo, são contemplados os padres e os vocacionados ao sacerdócio ministerial. Por que o primeiro domingo ? Porque é próximo à memória de São João Maria Vianney (4 de Agosto), o Cura de Ars, sacerdote francês, patrono do Clero, durante toda sua vida, pároco de Ars, numa aldeia da França. Era uma paróquia sem fé, moral e religião. Com sua vida de santidade, aliada a uma austeridade de vida, com o testemunho de amor a Deus e aos paroquianos, converteu o povo, tornando-se uma paróquia modelo. 
  As armas usadas foram a celebração da eucaristia, o atendimento ás confissões e a catequese. 
  Em pouco tempo, Ars tornou-se tão conhecida e procurada por tantos fieis, obrigando-se o Governo francês a construir a estrada de ferro. 
  São João Maria Vianney é modelo hoje também, devendo ser seguido pelos sacerdotes no múnus profético para ensinar, sacerdotal para santificar e régio para servir, como bons pastores. 
  O Dia do Padre é estimulo para os seminaristas a fim de que sejam futuros padres, como São João Maria Vianney. 
  OS DIÁCONOS - Os Diáconos terão o seu dia na festa de São Lourenço, 10 de agosto. 
  Os diáconos, recebendo o sacramento da Ordem, estão à serviço dos Bispos e Padres , especialmente da caridade, mas também da pregação , do batismo , da distribuição da eucaristia , como testemunhas qualificadas no matrimônio , nas exéquias e celebrações sem padre . 
  SEMANA DA FAMÍLIA - também em agosto, é realizada a Semana da Família em todo o Brasil. 
  A Semana da Família começa no Dia do Pai – O pai na família é fundamental. Todos sabem o papel do pai, como educador, ao lado da mãe. Como é bonita a família unida: pai, mãe, filho Infelizmente hoje se encontram filhos sem o pai, porque o casal se separou . Outras vezes é o caso de mães solteiras que aumentam sempre . Mas ainda é um mal menor do que o aborto. 
  A sociedade precisa de pais unidos, se amando, compreendendo e se perdoando, como canta o Pe. Zezinho: que ninguém vá dormir sem dar e receber o perdão. 
  DIA DO RELIGIOSO - No terceiro domingo é celebrado o Dia do Religioso . A Igreja precisa do carisma do Religioso, da Religiosa. Os Religiosos surgiram nos primeiros séculos da Igreja, como eremitas no deserto, depois como monges enclausurados. Só na Alta Idade Média, encontram-se os religiosos mendicantes, sobretudo franciscanos, dominicanos, carmelitas, trinitários, servitas, mercedários .
  Foi especialmente com Santo Inácio de Loyola, São Vicente de Paulo, São Camilo de Lélis que surgiram os missionários Jesuítas, Vicentinos, Camilianos, dedicados à evangelização, à formação do clero e às obras sociais . 
  No século dezenove, floresceram muitas congregações ativas, tanto masculinas, como femininas, com carismas diversificados, ora como missionários, educadores, ora nas creches, orfanatos , hospitais. 
  Os Religiosos e as Religiosas são testemunhas dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade. No meio de um mundo secularizado, onde impera a busca desenfreada da liberdade, de bens materiais e de prazer, dando as costas aos mandamentos da Lei de Deus, da Igreja e sermão da montanha. Os Religiosos devem estar a serviço do povo. 
 Que os Religiosos e Religiosas, os de Institutos Seculares e Consagrados não se envergonhem de seguir a Cristo na obediência até a morte, se necessário for, de pobreza, como no-la ensinou Cristo que não tinha onde repousar a cabeça e castidade a toda prova, num mundo que perdeu o sentido do pudor, da castidade, da pureza. 
  O Papa João Paulo II aprovou, a 16 de maio de 2003, a Instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “Partir de Cristo”: um renovado compromisso da vida consagrada no terceiro milênio em três partes : presença da caridade de Cristo no meio da humanidade, a coragem de enfrentar as provas e os desafios, em primeiro lugar a espiritualidade. 



DIA DO CATEQUISTA - O Catequista deve incutir no batizado a convicção de que o seguidor de Cristo há de segui-lo em tudo . 
Uns fazem questão de proclamar em alto som que são católicos , porque se batizaram , fizeram a primeira eucaristia , se crismaram e até se casaram no religioso. Para ser católico não basta receber os Sacramentos, mas é preciso vivê-los. 
O catequista empenhar-se –á para formar bem os catequizandos a fim de que não sejam cristãos só, porque receberam os Sacramentos. 
O próprio catequista há de primar pela sua fé com o testemunho de vida. 
Catequista é aquele, aquela, que, com seus ensinamentos teóricos e práticos, faz o catequizando crescer em sua fé. Recordo-me muito bem de meus catequistas. Antônio Bonato Neto, Paulina Marochi Mayer e Professor Luiz Lorenzi. 
O catequista deve despertar nos catequizandos o sentido da vocação leiga, religiosa e sacerdotal. 
O catequista Luiz Lorenzi teve sete alunos consagrados a Deus: Dom Pedro Fedalto, Dom Agostinho Marochi, Monsenhor Camilo Ferrarini, Frei Eugênio Nichele, Pe. Antônio Souza e os Irmãos Maristas, Firmino e Armando Bonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.