quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hoje é dia de São Félix e Santo Adauto



Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo narram-nos que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano no ano 303. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Inscrições abertas para o Congresso de Jovens Shalom




A Comunidade Católica Shalom, em preparação para Jornada Mundial da Juventude Rio2013, realizará de 21 a 23 de setembro, no América Football Club, na Tijuca, Rio de Janeiro, o CONGRESSO DE JOVENS SHALOM (CJS).

Igreja lembra os 13 anos do falecimento de Dom Helder Câmara




A CNNB publicou ontem em seu portal um texto sobre os 13 anos do falecimento de Dom Helder Câmara. No texto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz que: “há 13 anos, a Igreja Católica perdia um de seus maiores líderes, o Arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. Mais que uma liderança religiosa, Dom Helder era referência na luta pela paz e pela justiça social; seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje”.

Prés-DNJ preparam jovens da Arquidiocese para o Dia Nacional da Juventude



O Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói já começou a se preparar para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), marcado para 14 de outubro, em São Gonçalo. Os vicariatos Rural, Lagos, São Gonçalo e Alcântara já realizaram os chamados pré-DNJ, eventos com Santa Missa, pregação, adoração e shows que reúnem centenas de jovens. 

Hoje é dia de Santo Agostinho




Aurélio Agostinho nasceu, no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. Sua mãe, ao contrário, era uma devota cristã, que agora celebramos, como santa Mônica, no dia 27 de agosto. Mônica procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil. Aliás, ela até adiou o seu batismo, receando que ele o profanasse. Mas a exemplo do provérbio que diz que "a luz não pode ficar oculta", ela entendeu que Agostinho era essa luz.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hoje é dia de Santa Mônica



Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer.

domingo, 26 de agosto de 2012

Celebrações dos 475 anos da primeira Diocese da América Latina



Santo Padre Bento XVI nomeou o Cardeal Eduardo Vela Chiriboga, Arcebispo emérito de Quito, seu enviado especial às celebrações pelo 475° aniversário da Primeira Diocese do Peru e da América do Sul, a atual arquidiocese de Cuzco, que se realizarão entre os dias 24 e 28 de outubro de 2012.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Padre Marcos André Rocha Gameiro é o novo Ecônomo da Arquidiocese de Niterói



Na ultima sexta-feira (24), Dom José Francisco Rezende Dias apresentou o sacerdote para atuar à frente da função. O Diácono Arlei, que ocupava o cargo principal, agora ocupará a função de vice, junto ao novo responsável.

Arcebispo de Niterói emite carta sobre a JMJRio2013





O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, divulgou carta informativa sobre procedimentos a serem tomados quanto a JMJRio2013 em todo território arquidiocesano. A informação já foi enviada a todos os sacerdotes, religiosos e religiosas e aos fieis. Fique por dentro dos critérios apresentados e divulgue:

Arcebispo convoca Arquidiocese de Niterói para peregrinação ao Santuário de Aparecida




A Romaria da Arquidiocese de Niterói ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida em Aparecida do Norte (SP), reunirá 8.472 fiéis.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“Uma vergonha”, diz Dom Erwin sobre decisão do STF de soltar acusado da morte de irmã Dorothy


O ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu o pedido de habeas corpus, determinando a expedição de alvará de soltura para Regivaldo Pereira Galvão, condenado pelo Tribunal do Júri de Belém (PA) a 30 anos de reclusão pelo homicídio que vitimou a missionária Dorothy Stang.

Hoje é dia de Santa Rosa de Lima


Isabel Flores y de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. A décima dos treze filhos de Gaspar Flores e Maria de Oliva. À medida que crescia com o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida. Seus pais eram ricos espanhóis que se haviam mudado para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

JMJ 2013: começam as inscrições de peregrinos



Depois de lançar o Manual de Inscrições do Peregrino, a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 dá mais um passo para garantir a participação dos jovens e organização dos grupos. As inscrições serão abertas no próximo dia 28 de agosto. Segundo a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, será um dia significativo para a JMJ.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Hoje é dia de São Pio X


Seu nome de batismo era José Melquior Sarto, oriundo de família humilde e numerosa, mas de vida no seguimento de Cristo. Nasceu numa pequena aldeia de Riese, na diocese de Treviso, no norte da Itália, no dia 2 de junho de 1835.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Confirmada viagem apostólica de Bento XVI ao Líbano


"A preparação para a viagem do Papa ao Líbano prossegue sem incertezas por parte do Vaticano": foi o que afirmou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

"Jesus não buscava consensos nem queria marchas triunfais": o encontro do Papa com os fiéis na oração mariana do Angelus


“Jesus não era um Messias, não queria um trono terreno, não buscava consensos para conquistar Jerusalém; ao contrário, queria ir à Cidade Santa para compartilhar o destino dos profetas: dar a vida por Deus e pelo povo”. Foi o que afirmou o Papa Bento XVI em suas palavras antes de rezar a oração do Angelus, neste domingo. 

sábado, 18 de agosto de 2012

JMJ Rio2013: Comunidade Shalom se prepara no Rio



A Comunidade Católica Shalom anuncia mais um evento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ): o Congresso de Jovens Shalom (CJS), direcionado aos jovens de todas as nações. O evento será no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de setembro, na sede do América Football Club, na Tijuca.

Catecismo YouCat chegará a meio milhão de jovens brasileiros



Quinhentos mil jovens brasileiros receberão de graça uma cópia do Catecismo YouCat. A doação é da Obra de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre, que em comunicado afirma ter já encomendado os livros.

Hoje é dia de Santa Helena


Flávia Júlia Helena, esse era o seu nome completo. Nasceu em meados do século III, na Bitínia, Ásia Menor. Era descendente de uma família plebeia e tornou-se uma bela jovem, inteligente e bondosa. Trabalhava numa importante hospedaria na sua cidade natal quando conheceu o tribuno Constâncio Cloro. Apaixonados, casaram-se. Mas quando o imperador Maximiano nomeou-o co-regente, portanto seu sucessor, exigiu que ele abandonasse Helena e se casasse com sua enteada Teodora. Isso era possível porque a lei romana não reconhecia o casamento entre nobres e plebeus. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O que a Assunção de Maria nos Ensina



O Papa Bento XVI, na Solenidade da Assunção da Virgem Maria, celebrada no dia 15 (quarta-feira) em Castel Gandolfo, na Itália, nos recorda a importância do culto a Nossa Senhora na Igreja.

Conheça os bispos nomeados no último ano



Entre os dias 13 e 17 de agosto, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, aconteceu o 23º Encontro dos Novos Bispos. Este encontro foi criado no Brasil em 1989, para que os novos bispos pudessem compreender sua nova função dentro da Igreja. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e contou com participação dos 13 bispos nomeados entre agosto de 2011 a julho deste ano.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os Papas e os Jogos Olímpicos

O interesse mundial pelas Olimpíadas da Era Moderna não poderia ser ignorado pela Igreja. O primeiro testemunho disso encontra-se nas palavras dos Papas. De Atenas 1896 a Londres 2012, quando os Jogos se aproximavam, os Pontífices dedicaram amplas reflexões às Olimpíadas e também à visão cristã do esporte.

No Angelus, Papa afirma que a Assunção nos indica o futuro da humanidade



Nesta quarta-feira, 15, quando a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora ao céu (no Brasil é celebrado no domingo imediatamente após), Bento XVI rezou a oração mariana do Angelus junto aos fiéis que foram a Castel Gandolfo neste dia feriado na Itália e na Europa.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CNBB lança oficialmente projeto 'Anjinhos do Brasil'



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta terça 14 de agosto, uma iniciativa inédita de evangelização para crianças de 2 a 8 anos de idade. O projeto chamado "Anjinhos do Brasil" é uma plataforma multimídia baseada em sete personagens infantis em forma de anjos.

De onde vieram os símbolos da JMJ?



Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude! Os símbolos da JMJ já passaram por inúmeras dioceses e até o ano que vem terão passado por todo o Brasil e alguns países vizinhos. Mas você conhece a história deles?

CNBB homenageia personalidades que contribuíram para difundir valores cristãos



Nesta terça-feira, 14 de agosto, Renato Aragão, Raí, Roberto Carlos, Ana Maria Braga, Zilda Arns e Irmã Dulce foram os homenageados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por contribuírem para difundir valores cristãos através de suas ações.

Hoje é dia de São Tarcísio


Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. A Igreja de Roma contava, então, com cinqüenta sacerdotes, sete diáconos e mais ou menos cinqüenta mil fiéis no centro da cidade imperial. Ele era um dos integrantes dessa comunidade cristã romana, quase toda dizimada pela fúria sangrenta daquele imperador.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Semana nacional da Família: O Segredo de Nazaré e a Família gera a vida



A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou um texto a partir das Catequeses preparatórias ao 7º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu em Milão, Itália, para servir como mais um instrumento para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família 2012: ‘A família: o trabalho e a festa.’

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Começa o Encontro dos Novos Bispos na CNBB



Começou na tarde de hoje, 13 e segue até a próxima sexta-feira, 17 de agosto, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o 23º Encontro dos Novos Bispos. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e conta com participação de 13 bispos nomeados desde agosto de 2011 a julho deste ano.

Mais de 10 mil fiéis celebraram a Missa que abriu a Semana Nacional da Família em Curitiba



Mais de 10 mil fiéis participaram neste último sábado, dia 11, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, da Missa das Famílias.

O hino da JMJ Rio 2013 será apresentado na festa da Aventura da Cruz



A "Festa da Aventura da Cruz" será o grande momento de apresentação do hino oficial da JMJ Rio2013. O anúncio foi feito durante a 10ª Vigília dos Jovens Adoradores, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, Igreja de Sant’Ana, na noite do dia 10 de agosto.

sábado, 11 de agosto de 2012

Hoje é dia de Santa Clara de Assis


Clara nasceu em Assis, no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica, onde possuía de tudo. Porém o que a menina mais queria era seguir os ensinamentos de Francisco de Assis. Aliás, foi Clara a primeira mulher da Igreja a entusiasmar-se com o ideal franciscano. Sua família, entretanto, era contrária à sua resolução de seguir a vida religiosa, mas nada a demoveu do seu propósito.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Semana da Família: orações e vigílias em todo o Brasil


As comunidades paroquiais animadas pela Pastoral Familiar, em conjunto com os diversos movimentos e serviços em favor da família, realizam orações e vigílias pelo bom êxito da Semana Nacional da Família 2012.

Pastoral da Educação promove caminhada na Arquidiocese de Niterói




A Pastoral da Educação (P.E.) procura favorecer o conhecimento da Fé e da Doutrina Católica, junto às escolas públicas e privadas e como nas paróquias, orientando professores e fiéis, para aturarem junto ao ensino religioso. Para promover melhor a iniciativa, o Regional Leste 1, indicou que as pastorais afins: familiar, juventude, catequese, dentre outros, busquem somar forças ao trabalho.

Hoje é dia de São Lourenço



No ano 257, o imperador romano Valeriano ordenou uma perseguição contra os cristãos. No início, parecia mais branda do que a imposta por Décio. Ela tinha mais uma conotação repressora, porque proibia as reuniões dos cristãos, fechava os acessos às catacumbas, exilava os bispos e exigia respeito aos ritos pagãos. Mas não obrigava a renegar a fé publicamente. Entretanto, no ano seguinte, Valeriano ordenou que os bispos e padres fossem todos mortos.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Arquidiocese de Salvador celebra festa para Bem-Aventurada Dulce dos Pobres



No dia 13 de agosto, a Bem-Aventurada Beata Dulce dos Pobres recebe homenagens da Igreja Católica. Com o tema “A exemplo da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres queremos reavivar nossa fé em Cristo”, o santuário que leva seu nome promove um novenário até o dia 12 de agosto, com celebrações às 19h30.

Atleta espanhol vai entrar para o seminário após os Jogos Olímpicos de Londres

Carlos Ballve


Um atleta da delegação olímpica espanhola decidiu consagrar a sua vida a Deus e vai entrar para o seminário assim que terminar sua participação nos Jogos de Londres.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Papa felicita reabertura da igreja dos carmelitas em Olinda



Com missas, fogos e repiques dos sinos da Catedral da Sé, os olindenses celebraram nesta segunda, 06, o Dia de São Salvador do Mundo, padroeiro da cidade.

Vicariato Niterói tem novo Vigário Episcopal


A apresentação da notícia foi feita pelo próprio arcebispo no dia 8 de agosto. Na ocasião o novo Vigário Episcopal realizou durante missa, no retiro do clero arquidiocesano, a Profissão de Fé, comprometendo-se em colaborar com o arcebispo e principalmente em atuar em benefício da Igreja.

Esta é mais uma mudança feita por Dom José durante seus primeiros meses de administração. Por enquanto nos outros vicariatos, os vigários episcopais, continuam confirmados até segunda ordem.

Fonte: Arquidiocese de Niterói

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mensagem aos Diáconos Permanentes do Brasil




Em agosto, mês das vocações, deparamo-nos com a vocação diaconal e a presbiteral. No dia 10 de agosto, é celebrado o "dia do diácono", na festa de São Lourenço, diácono e mártir e patrono dos diáconos. Em celebração a essa importante data, o Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito Guimarães, saúda aos diáconos permanentes do Brasil e lembra que  “quem aceita seguir Jesus, como seu discípulo, assume a condição de servo, com a vocação de servir.”

Leia a mensagem na íntegra:

Retiro do Clero da Arquidiocese de Niterói



O retiro anual do clero da Arquidiocese de Niterói acontece entre os dias (06) ao (10) de agosto, no Centro de Estudos da Arquidiocese do Rio de Janeiro no Sumaré.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

12º Encontro da Juventude Legionária em Niterói


No dia 5 de agosto, domingo, aconteceu no Colégio Salesianos, em Santa Rosa, Niterói, o 12º Encontro da Juventude Legionária da Arquidiocese de Niterói.

Agosto: mês das vocações



A assessoria para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, apresenta subsídios para o mês vocacional que acontece em agosto com o título: “Chamados a viver a vida plena em Cristo”. Pe. Valdecir Ferreira assessor, fala sobre a utilidade dos mesmos:

sábado, 4 de agosto de 2012

Bispos brasileiros em romaria à cidade da Beata Chiara Luce Badano

Beata Chiara Luce Badano

Cerca de 60 bispos e cardeais do mundo inteiro estão reunidos em Forno di Coazze, no norte da Itália, de onde partirão, na próxima segunda-feira, em romaria a Sassello, cidade natal da Beata Chiara Luce Badano, padroeira da juventude.

Parabéns a todos os padres


Hoje, dia 4 de agosto, é comemorado o  Dia do Padre. Esse dia foi escolhido por ser a data da festa de São João Maria Vianney que através de sua vida temente a Deus, serviu de exemplo para todos os sacerdotes. Que todos os padres se espelhem em São João e possam cada vez mais exercer seu ministério com amor a Santíssima Trindade e obediência à Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 

São João Maria Vianney


Hoje é Dia de São João Maria Vianney


João Maria Batista Vianney sem dúvida alguma, se tornou o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: "Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes". Ele nasceu em 8 de maio de 1786, no povoado de Dardilly, ao norte de Lyon, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos, ele foi o quarto. Gostava de freqüentar a igreja e desde a infância dizia que desejava ser um sacerdote. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Abertura oficial da Semana Nacional da Família



Entre os dias 12 e 18 de agosto será realizada a Semana Nacional da Família do ano de 2012. É um evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil. Para a ocasião foi elaborado um subsídio que apresenta reflexão sobre o tema: “A Família: o trabalho e a festa”.

Hoje é Dia de Santa Lídia


Os apóstolos Silas, Timóteo e Lucas acompanhavam Paulo em sua segunda missão na Europa, quando chegaram em Filipos, uma das principais cidades da Macedônia, que desfrutava de direitos de colônia romana. Lá encontraram uma mulher que lhes foi de grande valor.